Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/23971
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Ferreira, José Pedro Leitão | - |
dc.contributor.author | Madeira, Cesário António Santos | - |
dc.date.accessioned | 2013-09-13T11:02:47Z | - |
dc.date.available | 2013-09-13T11:02:47Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10316/23971 | - |
dc.description | Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. | por |
dc.description.abstract | O presente documento, Relatório Final de Estágio Pedagógico, inserido no âmbito das unidades curriculares de Estágio Pedagógico, contemplado no Plano de Estudos do 3º e 4º semestres do curso de Mestrado em Ensino da Educação Física dos Ensinos Básico e Secundário pela Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, sustentado pelo processo de prática profissional na Escola Básica c/ Secundário José Falcão - Miranda do Corvo no presente ano letivo (2012/2013), constitui o produto final de uma longa, mas produtiva, caminhada no meu percurso académico e profissional. Como tal, tem como objetivos a realização de um resumo e, em simultâneo, da reflexão de um extenso, mas gratificante, percurso pedagógico que envolveu a aquisição de conhecimentos na didática específica de Educação Física. O presente ano de Estágio Pedagógico, que está a chegar ao fim, permitiu o desenvolvimento da prática educativa através de uma preparação exigente na adequação da teoria para a prática escolar. A investigação educacional contínua sobre os objetivos orientadores da ação torna-se indispensável para uma planificação atingir o sucesso do processo Ensino-Aprendizagem. É, então, a função do professor, após a análise dos resultados da avaliação inicial, adequar os processos formativos em função da diferenciação que realiza numa turma de 8.º ano de escolaridade, incentivando e estimulando o desenvolvimento pessoal e social do aluno. O processo educativo permite a construção de uma preparação especializada para a aplicação de conhecimentos multidisciplinares de intervenção profissional. Assim sendo, no presente relatório será contextualizado o projeto formativo que se encontra relacionado com as expectativas iniciais e reconhecidas as práticas desenvolvidas (planeamento, realização e avaliação), não esquecendo a justificação das opções praticadas. Serão divulgadas as dificuldades e identificadas as necessidades de formação, a componente ético-profissional e a importância do compromisso com as aprendizagens dos alunos também serão analisados. Por fim, serão abordadas as questões dilemáticas, divulgadas as conclusões referentes à formação inicial e será aprofundada a temática da Aplicabilidade da inclusão em âmbito escolar. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Ensino da educação física | por |
dc.subject | Estágio pedagógico | por |
dc.subject | Formação de professores | por |
dc.subject | Inclusão | por |
dc.title | Relatório final de estágio pedagógico desenvolvido na escola básica nº 2,3 c/ sec. José Falcão de Miranda do Corvo da turma do 8º B do ano letivo de 2012/2013 | por |
dc.type | masterThesis | por |
dc.peerreviewed | Yes | por |
uc.controloAutoridade | Sim | - |
item.fulltext | Com Texto completo | - |
item.grantfulltext | open | - |
item.languageiso639-1 | pt | - |
item.cerifentitytype | Publications | - |
item.openairetype | masterThesis | - |
item.openairecristype | http://purl.org/coar/resource_type/c_18cf | - |
crisitem.advisor.researchunit | CIDAF - Research Unit for Sport and Physical Activity | - |
crisitem.advisor.orcid | 0000-0002-4427-3276 | - |
Appears in Collections: | UC - Dissertações de Mestrado FCDEF - Teses de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Rel_Estg1213_Cesário_Madeira.pdf | 1.32 MB | Adobe PDF | View/Open |
Page view(s)
250
checked on Sep 25, 2024
Download(s) 5
6,410
checked on Sep 25, 2024
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.