Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/24493
Title: Impacto da tutoria escolar no desenvolvimento de crianças e adolescentes vulneráveis : análise de processos relacionais e estudo comparativo dos resultados de diferentes tipos de tutoria
Authors: Simões, Francisco Alexandre Melo 
Orientador: Silva, Madalena Moutinho Alarcão e
Keywords: Tutoria escolar; Socialização; Performance escolar; Bem-estar; Risco; Métodos mistos; School-based mentoring; Socialization; School performance; Well-being; Risk; Mixed methods
Issue Date: 30-Jul-2013
Citation: SIMÕES, Francisco Alexandre Melo - Impacto da tutoria escolar no desenvolvimento de crianças e adolescentes vulneráveis : análise de processos relacionais e estudo comparativo dos resultados de diferentes tipos de tutoria. Coimbra : [s.n.], 2013. Tese de doutoramento
metadata.degois.publication.location: Coimbra
Abstract: A socialização de crianças e adolescentes é cada vez mais encarada como um desígnio cooperativo que implica diversos adultos familiares e não-familiares e não como um reduto exclusivo da parentalidade. Neste particular, o papel desempenhado por figuras não-familiares tem merecido uma atenção crescente na literatura. Assim, os objetivos do presente trabalho passam por compreender a função socializadora de figuras de referência não-familiares, neste caso de professores tutores, na relação com crianças e adolescentes em situação de maior vulnerabilidade, bem como por descrever o impacto dessas relações em termos académicos e de bem-estar pessoal, social e escolar, no âmbito de um programa de tutoria desenvolvido na Região Autónoma dos Açores e disseminado por algumas escolas de todo o país, denominado Metodologia TUTAL. Assumindo a Teoria da Autodeterminação enquanto referencial teórico orientador, recorreu-se a uma metodologia mista de caráter sequencial (qualitativa-quantitativa-qualitativa), antecedida de uma revisão da literatura sobre a temática, de modo a triangular os contributos de tutorandos, tutores e pais dos tutorandos. A primeira abordagem qualitativa envolveu 26 adolescentes que estiveram implicados na fase de construção do progama. Nesta etapa, a recolha de dados foi feita com recurso ao mapa de rede pessoal social e a uma entrevista semiestruturada construída para esse efeito. A abordagem quantitativa compreendeu uma série de estudos experimentais ou quasi-experimentais, envolvendo 354 participantes (157 tutorandos integrados na Metodologia TUTAL, 160 alunos equivalentes, mas que não se encontravam envolvidos em qualquer programa tutorial e 33 alunos indicados para programas de tutoria da iniciativa dos próprios estabelecimentos de ensino). Esta parte do trabalho baseou-se na técnica de questionário e no estudo dos processos escolares de cada participante, tendo os alunos sido avaliados na fase de disseminação da prática tutorial, em dois momentos: 2 meses após o início do programa e 6 meses depois, no final do mesmo. A abordagem qualitativa final foi implementada após o fim do programa e envolveu 23 tutores e 16 pais, os quais foram abordados em discussões dinamizadas com recurso à técnica do grupo focal. Os resultados provenientes das diferentes fontes de informação sustentam que a tutoria escolar promovida no âmbito da Metodologia TUTAL: (a) promove uma melhoria das notas escolares e uma diminuição do absentismo injustificado dos alunos tutoriados, por comparação com alunos em situação equivalente, entre a primeira e a segunda avaliações; (b) conduz a melhores índices de bemestar escolar dos alunos tutoriados, em termos de perceção do ambiente escolar e da competência percebida na aprendizagem, associada a uma satisfação crescente das necessidades psicológicas básicas, por comparação com alunos sem tutoria; (c) estimula uma melhoria do bem-estar social dos alunos tutoriados com maior acumulação de risco, por comparação com alunos equivalentes, mas que não foram integrados em programas tutoriais. A satisfação equilibrada das necessidades psicológicas básicas, a experiência dos professores enquanto educadores formais, a qualidade e intensidade da comunicação pais/tutores, o envolvimento parental ou a cooperação de outros professores com os objetivos da tutoria foram alguns dos fatores que os vários tipos de participantes, nomeadamente pais e professores, a par da literatura emergente na área, indicaram como potenciais moderadores do (in)sucesso das relações tutoriais, na Metodologia TUTAL. Algumas recomendações podem ser derivadas do presente trabalho. Uma melhor integração das práticas de tutoria nas vivências e propostas de cada escola, uma colaboração mais efetiva entre tutores, pais e comunidade e a importância de articular um foco instrumental, centrado na promoção e ganho de competências dos tutorandos, com uma atenção a outros requisitos dos tutorandos, ao nível das necessidades de autonomia e de relação, são algumas das propostas legitimadas pelas evidências recolhidas.
The socialization of children and adolescents is increasingly understood as a cooperative challenge that goes beyond the boundaries of parenting. Thus, it involves familiar as well as nonfamiliar adults. More recently, the role of non-familiar adults as socialization agents has received a tremendous amount of attention in the literature. Therefore, the overriding aims of this project are to understand the role of non-familiar adults, namely of teachers acting as mentors, in the socialization of vulnerable children and adolescents, and to describe the impact of mentoring on school performance as well as on personal, social and academic well-being, in the context of a school-based mentoring program named Metodologia TUTAL. This program was developed in the Azores Islands and disseminated across some Portguese schools. We choose Self-Determination Theory as our main theoretical framework. From a methodological point of view, we used a sequential mixed method approach (qualitativequantitative- qualitative), preceded by a literature review. This methodological option enabled a triangulation of the views of mentees, mentors and parents. The first qualitative research approach involved 26 adolescents that were involved in Metodologia TUTAL, while the program was being developed. Data collection was made using the social personal network map and a semistructured interview. The quantitative studies involved 354 participants (157 mentees enrolled in Metodologia TUTAL, 160 equivalent adolescents that were not enrolled in any mentoring program and 33 youths that were mentored in other programs organized by schools). Data collection was made in the dissemination phase of the program using the survey technique and the analysis of the participants’ school file. Surveys were conducted twice: 2 months after the program began and 6 months after, by the time the program ended. The final qualitative approach involved 23 mentors and 16 parents. The information was gathered using the focus group technique, after the program ended. The main results provided by the different sources of information indicate that the mentees enrolled in school-based mentoring delivered by Metodologia TUTAL showed: (a) better school performance, demonstrated by a significant improvement of school grades and a significant reduction of unjustified absenteeism, compared to equivalent non-mentored students, between the assessment time points; (b) significantly better rates of academic well-being, measured in terms of enhanced perceptions of school environment and more favorable perceptions of competence in learning, between the assessment time points, compared with the equivalent non-mentored students, as long the mentees’ basic psychological needs were increasingly met from the beginning to the end of the program; (c) an improvement of their social well-being, in the case of those mentees that accumulated a greater number of risk factors, compared to non-mentored students that also accumulated more risk. A balanced support of basic psychological needs, the teachers’ background as formal educators, the quality and intensity of the mentors/parents communication, parental involvement or the cooperation of other teachers with school-based mentoring goals are among the factors that different participants, including parents and mentors, as well as the literature, indicate as potential moderators of (un)successful mentoring relationships in Metodologia TUTAL. Accordingly, some recommendations are made, such as: better integration of school-based mentoring practices in the ordinarily routines and practices of schools, a more effective cooperation between mentors, parents and community stakeholders or the need to define meaningful instrumental goals in school-based mentoring relationships, centered in the promotion of the mentees’ learning and skills, properly articulated with an attention given to the mentees’ autonomy and relatedness requirements.
Description: Tese de Doutoramento do Programa Inter-Universitário de Doutoramento em Psicologia, área de especialização em Psicologia Clínica, área temática em Psicologia da Família e Intervenção Família, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/24493
Rights: openAccess
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