Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/10316/24624
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Gomes, Celeste Romualdo | - |
dc.contributor.advisor | Abrantes, Isabel Maria de Oliveira | - |
dc.contributor.author | Santos, Paulo Sérgio | - |
dc.date.accessioned | 2013-12-09T17:57:24Z | - |
dc.date.available | 2013-12-09T17:57:24Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10316/24624 | - |
dc.description | Dissertação de mestrado em ensino de Biologia e Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, apresentada ao Departamento Ciências da Vida da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra | por |
dc.description.abstract | O trabalho desenvolvido por um Professor não se limita à leccionação dos conteúdos constantes nos programas das disciplinas. Há um conjunto de práticas que conduzem ao objectivo final de um processo de ensino e aprendizagem de qualidade, como a planificação de toda a leccionação, a escolha das estratégias a adoptar e das actividades a desenvolver, a construção dos materiais didáticos e o processo avaliativo. Todas estas tarefas devem ter um efeito na evolução do aluno e na relação que este estabelece com o Professor. Este estudo evidencia o trabalho desenvolvido por um Professor estagiário durante o estágio pedagógico e prática de ensino supervisionada nos subtemas Mecanismos de evolução e Ocupação antrópica e problemas de ordenamento, considerados no Programa de Biologia e Geologia para o 11º ano de escolaridade do curso Cientifíco-Humanístico de Ciências e Tecnologia. Pretende-se relatar as experiências que ocorreram durante o estágio pedagógico, apresentar os resultados do que foi realizado e relacionar a prática docente com a investigação educacional, através da colocação de questões.A consecução destes objetivos recorreu às etapas normais do trabalho docente, já referidas, com os resultados a provirem da realização, pelos alunos, das fichas de avaliação (pré e pós-teste) e das provas de avaliação sumativa interna, tendo o tratamento e a análise dos dados permitido concluir que a lecionação dos subtemas foi bem-sucedida. Os alunos mostraram ter uma maior consciencialização em relação ao tema da evolução, evidenciando mudanças concetuais, embora tenha sido detetada alguma dificuldade na aplicação e interpretação de uma linguagem científica correta. Ficou também patente que os alunos já possuíam conhecimentos prévios sobre zonas de vertente e movimentos em massa, embora, e tal como em Biologia, tenham sentido dificuldades em interpretar textos e imagens e em responder a questões de resposta restrita. Relativamente ao preenchimento das fichas de avaliação, os alunos demonstram pouco interesse, embora se considere que é importante para os processos de ensino e aprendizagem. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Biologia | por |
dc.subject | Estratégias e atividades | por |
dc.subject | Estágio pedagógico | por |
dc.subject | Geologia | por |
dc.subject | Mecanismos de evolução | por |
dc.subject | Ocupação antrópica | por |
dc.subject | Prática de ensino supervisionado | por |
dc.subject | Professor estagiário | por |
dc.subject | 11º ano | por |
dc.title | Um olhar sobre o ensino e a aprendizagem dos mecanismos de evolução biológica e da ocupação antrópica e problemas de ordenamento | por |
dc.type | masterThesis | por |
degois.publication.location | Coimbra | por |
dc.peerreviewed | Yes | por |
dc.identifier.tid | 201669927 | - |
uc.controloAutoridade | Sim | - |
item.languageiso639-1 | pt | - |
item.fulltext | Com Texto completo | - |
item.grantfulltext | open | - |
item.openairecristype | http://purl.org/coar/resource_type/c_18cf | - |
item.openairetype | masterThesis | - |
item.cerifentitytype | Publications | - |
crisitem.advisor.researchunit | Centre for Earth and Space Research of the University of Coimbra | - |
crisitem.advisor.researchunit | CFE - Centre for Functional Ecology - Science for People & the Planet | - |
crisitem.advisor.orcid | 0000-0002-7922-0000 | - |
crisitem.advisor.orcid | 0000-0002-8761-2151 | - |
Aparece nas coleções: | UC - Dissertações de Mestrado FCTUC Ciências da Vida - Teses de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Relatório v3.pdf | 10.65 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Visualizações de página
412
Visto em 6/nov/2024
Downloads 20
1.839
Visto em 6/nov/2024
Google ScholarTM
Verificar
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.