Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/25702
Title: Questões em torno do modelo da dupla-via: a análise dos diferentes valores fónicos do grafema <x>
Authors: Rodrigues, Tiago José da Cunha 
Orientador: Pereira, Marcelino Arménio Martins
Martins, Cristina dos Santos Pereira
Keywords: Aprendizagem da leitura
Issue Date: 2013
metadata.degois.publication.title: Questões em torno do modelo da dupla-via: a análise dos diferentes valores fónicos do grafema <x>
metadata.degois.publication.location: Coimbra
Abstract: O presente estudo pretende estudar a leitura de pseudopalavras com o grafema <x>, grafema esse que pode ser representado por quatro valores fónicos diferentes. A relação entre o grafema <x> e os respectivos valores fónicos depende, na maioria dos casos, do contexto de ocorrência de <x> na palavra (Martins e Festas, 2012). À luz do Modelo da Dupla-Via da Leitura, que considera a existência de duas vias distintas para se proceder à leitura – via fonológica e via lexical – pretendemos comparar o desempenho de leitores experientes com leitores que se encontrem numa fase inicial da aprendizagem na leitura de pseudopalavras com o grafema <x>. A amostra está dividida em três grupos: 30 sujeitos do 2º ano de escolaridade, 30 do 5º ano e 30 alunos do ensino superior. Os resultados não confirmam o recurso, por parte dos sujeitos, a informação contextual na atribuição de valores a <x> na leitura de pseudopalavras.
The present study pretends to study the reading patterns of pseudo-words with the grapheme <x>, which can be represented by four distinct phonic values. The relation between the grapheme <x> and the respective phonic values depends, in the majority of cases, on the context of the occurrence of <x> in the word (Martins e Festes, 2012). Through the utilization of the Dual Route Model, which considers the existence of two distinct ways of reading – the phonologic way and the lexical way – we intend to compare the performance between experienced readers and those readers who are in an initial phase of learning how to read pseudo-words with the grapheme <x>. The sample is divided in three groups: 30 subjects in the 2nd year of schooling, 30 subjects in the 5th year of schooling and 30 subjects with higher education. The results did not confirm that the subjects resort to the use of the contextual information in the attribution of values to <x> while reading pseudo-words.
Description: Dissertação de mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/25702
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado

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