Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/25716
Title: | Desempenho na leitura (a partir da PROLEC-R): estudo comparativo entre crianças portuguesas e espanholas : análise exploratória | Authors: | De Paula, Jenneffer Merçon | Orientador: | Figueira, Ana Paula Couceiro | Keywords: | Processos de leitura; Modelos de leitura | Issue Date: | 2013 | metadata.degois.publication.title: | Desempenho na leitura (a partir da PROLEC-R): estudo comparativo entre crianças portuguesas e espanholas : análise exploratória | metadata.degois.publication.location: | Coimbra | Abstract: | Pretende-se com o presente estudo contribuir para a aferição
portuguesa (Figueira & Lopes, n.d.) de uma Bateria de Avaliação dos
Processos de Leitura para Crianças, a PROLEC-R, de Cuetos, Rodríguez,
Ruano e Arribas (2009), destinada a crianças com idades compreendidas
entre os 6 e os 12 anos. Neste estudo exploratório, pretende-se também
comparar de forma qualitativa o desempenho das crianças portuguesas e das
crianças espanholas do 5º ano do ensino básico, de forma a conhecer as
diferenças existentes nos processos envolvidos na leitura, inscritos na bateria
PROLEC-R.
O estudo aqui apresentado compreende uma revisão teórica em torno
dos processos e dos modelos de leitura, e, ainda, a análise comparativa dos
resultados obtidos em todas as provas da bateria. Apresentamos as
dificuldades sentidas pelas crianças na realização desta bateria e as
diferenças existentes, entre as duas amostras, no processo de desempenho da
leitura. It is intended, with the present study, to contribute to the assessment portuguese of an Battery for Children Reading Proceses, Cuetos, Rodríguez, Ruano & Arribas (2009) PROLEC-R, aimed at children aged between 6 and 12 years. In this exploratory study, the aim is also to qualitatively compare the performance of 5th grade Portuguese and Spanish children, in order to know the differences in the processes involved in reading, inscribed on PROLECR. The study presented here comprises a literature review around the processes and models of reading, further as the comparative analysis of the results obtained in all the tests of the battery. We present the difficulties experienced by children in the realization of this battery and the differences between the two samples in the process of reading performance. |
Description: | Dissertação de mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra | URI: | https://hdl.handle.net/10316/25716 | Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | UC - Dissertações de Mestrado FPCEUC - Teses de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Tese-Jenneffer.pdf | 12.82 MB | Adobe PDF | View/Open |
Page view(s) 10
969
checked on Nov 6, 2024
Download(s) 50
346
checked on Nov 6, 2024
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.