Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/25726
Title: Trajetórias de desenvolvimento da perturbação de hiperatividade com défice de atenção: percurso escolar, comorbilidades e funcionamento neurocognitivo
Authors: Matos, Andreia Costa 
Orientador: Pereira, Marcelino Arménio Martins
Keywords: Perturbação de hiperactividade e défice de atenção
Issue Date: 2013
Serial title, monograph or event: Trajetórias de desenvolvimento da perturbação de hiperatividade com défice de atenção: percurso escolar, comorbilidades e funcionamento neurocognitivo
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: De forma a analisar o impacto da PHDA na trajetória de desenvolvimento individual, nomeadamente no que concerne a evolução das funções neurocognitivas da atenção e do sistema executivo e o percurso escolar e rendimento académico, avaliámos 31 crianças/adolescentes, com idades compreendidas entre os 11 e os 14 anos, inicialmente diagnosticadas com PHDA em 2005/2006, por uma equipa multidisciplinar do Centro de Desenvolvimento da Criança do Hospital Pediátrico de Coimbra. Os resultados obtidos sugerem: o caráter permanente da perturbação e a confirmação do perfil de sintomas, consoante a idade; um percurso escolar marcado por um baixo número de retenções, apesar do rendimento escolar estar longe de ser brilhante; a quase ausência de queixas escolares e de poucos problemas na interação com os pares. Observa-se, ainda, que a maior parte das crianças com PHDA não beneficiam de um regime educativo especial. No que se reporta ao perfil neuropsicológico, ao nível das duas funções neurocognitivas analisadas, da atenção e do sistema executivo, no intervalo de tempo considerado, registam-se ganhos significativos nas comparações quer a curto prazo (2005-2006), quer a longo prazo (2005-2012).
As a way of analysing the impact of ADHD in the path of the individual development, particularly as it concerns the evolution of the neurocognitive functions of attention and of executive system, educational course and academic achievement, we evaluated 31 children/teenagers, aged 11 to 14 years, firstly diagnosed with ADHD in 2005/2006, by a multidisciplinary team of the Centro de Desenvolvimento da Criança do Hospital Pediátrico de Coimbra. The obtained results suggest: the permanent character of the perturbation and the confirmation of the symptoms profile, depending on age; an educational course marked by low number of retentions, despite the scholar income is far from being brilliant; the almost nonexistence of scholar complaints and few problems in the interaction with pairs. It can also be observed that the majority of the children with PHDA don’t benefit of a special scholar system. As it concerns the neuropsychological profile, at the two levels of the neurocognitive function analysed, attention and executive system, in the time considered, there are significant gains in shortterm comparisons (2005-2006) and in a long-term comparisons (2005-2012).
Description: Dissertação de mestrado em Psicologia da Educação do Desenvolvimento e do Aconselhamento, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/25726
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado

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