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https://hdl.handle.net/10316/25816
Title: | O estudo da influência da perturbação de hiperatividade com défice de atenção (PHDA) nas variáveis autoconceito e perceção de qualidade de vida em crianças com 10 a 12 anos de idade | Authors: | Fonseca, Mariana dos Santos | Orientador: | Machado, Teresa Sousa | Keywords: | Hiperactividade; Défice de atenção; Autoconceito; Qualidade de vida | Issue Date: | 2013 | metadata.degois.publication.title: | O estudo da influência da perturbação de hiperatividade com défice de atenção (PHDA) nas variáveis autoconceito e perceção de qualidade de vida em crianças com 10 a 12 anos de idade | metadata.degois.publication.location: | Coimbra | Abstract: | Com o objetivo de examinar a influência que a Perturbação de
Hiperatividade com Défice de Atenção (PHDA) tem nas variáveis
autoconceito e perceção de qualidade de vida em crianças com 10 a 12
anos de idade, comparou-se o desempenho de 25 crianças de uma
amostra de crianças diagnosticadas com PHDA com o desempenho de
outras 25 crianças (grupo de controlo), considerando as variáveis sexo,
idade e ano de escolaridade, autoconceito e perceção da qualidade de
vida. O PHCSCS-2 apresentou boas características psicométricas
quanto à consistência interna (α=0.761), tal como o Kidscreen 27
(α=0.830). A análise estatística não revelou diferenças
estatisticamente significativas quanto ao sexo. Quanto à idade apenas
existem diferenças estatisticamente significativas nos fatores
ansiedade (subescala do PHCSCS-2) e ambiente escolar (subescala do
Kidscreen 27), para crianças com 10, 11 e 12 anos de idade. Testes
Post Hoc permitiram verificar diferenças significativas entre as faixas
etárias 10-11 anos e 11-12 anos, no fator ambiente escolar, sendo que
os sujeitos com 10 anos de idade pontuam mais elevado (ou) têm
melhor ambiente escolar. Comparando o grupo de crianças sem
diagnóstico de PHDA com aquelas que têm diagnóstico, é possível
notar que as médias do primeiro grupo foram superiores às do
segundo, tanto na variável autoconceito quanto na perceção de
qualidade de vida. In order to evaluate the impact of Attention- Deficit/Hyperactivity Disorder (ADHD) on self concept and the perception of quality of life in children, aged 10, 11 and 12 years old, we have compared the performance of 25 children diagnosed with ADHD with a typically developing comparison group of 25 children, all matched on age, gender and year of schooling. The PHCSCS-2 showed good psychometric characteristics in what concerns internal consistency (α=0.761), as much as Kidscreen 27 (α=0.830). There were no significant differences in gender. Significant differences were found, however, on anxiety (subscale PHCSCS-2) and school environment (subscale Kidscreen 27) in children, aged 10, 11 and 12 years old. Post Hoc Tests revealed significant differences between 10 and 11 year old children, as well as 11 and 12, in the school environment, with the 10 year old children scoring above others in school environment. Comparing the ADHD group with the control group, we found higher means (with statistical significance) both in self concept and the perception of quality of life for children without ADHD diagnosis. |
Description: | Dissertação de mestrado em Psicologia da Educação, Aconselhamento e Desenvolvimento, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra | URI: | https://hdl.handle.net/10316/25816 | Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | UC - Dissertações de Mestrado FPCEUC - Teses de Mestrado |
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