Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/25889
Title: | A instrumentalidade dos portefólios no processo ensino-aprendizagem: estudo com docentes do ensino superior português | Authors: | Janelas, Teresa Isabel Rodrigues Lopes | Orientador: | Figueira, Ana Paula Couceiro | Keywords: | Portefólio (educação); Ensino superior | Issue Date: | 2009 | metadata.degois.publication.title: | A instrumentalidade dos portefólios no processo ensino-aprendizagem: estudo com docentes do ensino superior português | metadata.degois.publication.location: | Coimbra | Abstract: | Numa altura em que o ensino superior passa por profundas mudanças
e se pretende um ensino cada vez mais centrado no aluno, os portefólios de
ensino-aprendizagem surgem como uma ferramenta versátil e com inúmeras
potencialidades.
Neste trabalho, procurámos obter resposta a algumas questões, sendo
que a principal é saber se os docentes do ensino superior recorrem à
utilização dos portefólios de ensino-aprendizagem nas unidades curriculares
que leccionam. Procurámos também perceber de que formas estes são
utilizados.
Para alcançar este objectivo, desenvolvemos um estudo exploratório,
basicamente descritivo e interpretativo, que não tem pretensões de
generalizar para toda a população docente. Para a recolha de dados,
elaborámos e aplicámos um questionário, que foi respondido por 290
docentes do ensino superior.
Da análise dos resultados obtidos, verificamos que, dos docentes
inquiridos, a percentagem dos que utilizam os portefólios no processo de
ensino-aprendizagem ainda não é muito elevada.
Apresentamos ainda algumas limitações deste estudo, bem como
sugestões para estudos futuros. At a time when higher education is undergoing profound changes and student-centered teaching is increasingly being encouraged, teaching / learning portfolios emerge as a versatile tool with enormous potential. In this work, we tried to obtain answers to some questions, mainly to know if higher education teachers resort to teaching / learning portfolios in their subjects. We also tried to understand how these instruments are used. To achieve this, we developed an exploratory study, essentially descriptive and interpretative, which does not intend to provide a generalized view of the entire teaching population. For data collection, we created and implemented a questionnaire, which was answered by 290 higher education teachers. The analysis of the results shows that the percentage of the teachers that use portfolios in the teaching / learning process is still not very high. We also present some limitations of this study, as well as suggestions for future studies. |
Description: | Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (Pedagogia Universitária), apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra | URI: | https://hdl.handle.net/10316/25889 | Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | UC - Dissertações de Mestrado FPCEUC - Teses de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Teresa Isabel Janelas.pdf | 469 kB | Adobe PDF | View/Open |
Page view(s) 50
573
checked on Nov 6, 2024
Download(s)
83
checked on Nov 6, 2024
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.