Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/25929
Title: | Prevenção primária da Sida na infância: contributo para uma sexualidade responsável usando actividades com pais e filhos apoiadas pelo computador | Authors: | Vale, Mafalda Sofia Rodrigues Martins Nunes do | Orientador: | Canavarro, Maria Cristina Paiva, João Carlos Matos |
Keywords: | Educadores; Crianças; Pais; Infância; Sida; Sexualidade; Sida, prevenção; Educação sexual | Issue Date: | 2008 | metadata.degois.publication.title: | Prevenção primária da Sida na infância: contributo para uma sexualidade responsável usando actividades com pais e filhos apoiadas pelo computador | metadata.degois.publication.location: | Coimbra | Abstract: | Com este trabalho pretendemos criar alguns materiais sobre a educação
para a sexualidade na primeira infância, capazes de auxiliar os pais e professores
a trabalhar com as crianças.
As actividades criadas designam-se por TIPS (Teacher Involving Parents
in Schoolwork) que, como o próprio nome indica, pretendem envolver de uma
forma mais efectiva os pais no trabalho escolar dos filhos, minimizando o ruído
que por vezes é estabelecido na comunicação escola-casa.
Para o estudo de campo foram desenvolvidas três TIPS que apresentam
alguma interactividade e que utilizam ferramentas construídas num sítio da
Internet, criado para o efeito.
Entrevistamos pais, crianças e educadores depois de estes terem tomado
contacto com os materiais desenvolvidos. Avaliámos de que forma, através
destas actividades interactivas, pais, educadores e crianças sentem menos
dificuldades em abordar assuntos como sexualidade, SIDA e afectos. Os dados
do estudo não podem ser generalizados e apresentam algumas fragilidades mas
são inequivocamente encorajadores no que concerne à possibilidade das TIPS
mediadas por recursos digitais poderem optimizar a comunicação casa-escola e
favorecerem estratégias de abordagem da prevenção da SIDA na primeira
infância. With this work we intend to create materials about sexuality education during the first childhood, able to help parents and teachers that work with children. The activities created are known as TIPS (Teacher Involving Parents in Schoolwork) which aim at involving in a more efficient way parents in the school work with their children, lessening the noise that sometimes exist during schoolhome communication. For the study we developed three TIPS that present some interactivity and that use tools built in a website created for this issue. We interviewed parents, children and educators after they have had contact with the developed materials. We evaluated in which way, through these interactive activities, parents, educators and children feel it is easier to approach issues like sexuality, AIDS and affections. Data from this study should not be generalized and present some weaknesses, however they are clearly encouraging in what concerns the possibility the TIPS mediated by digital resources may optimize the school-home communication and promote approach strategies of AIDS prevention during the first childhood. Notre intention avec ce travaille est de créer quelques matérielles sur l’éducation pour la sexualité de la première enfance, capables d’aider les parents et professeurs à travailler avec des enfants. Les activités crées sont désignées par TIPS (Teacher Involving Parentes in Schoolwork) qui, comme peut s’entendre, projette d’impliquer d’une forme plus effective les parents dans le travaille de l’école de ses enfants, en intention de minimiser la distance qui est établi beaucoup fois dans la communication écolemaison. Pour l’étude de camps, nous avons développés trois TIPS qui présente quelque interactivité et qui use des outils construis dans un site d’Internet, crée par l’effet. Nous avons fait des entrevîtes avec des parents, des enfants et des éducateurs après ils ont connu les matérielles développés. Nous avons évalué a travers de ces activités interactives de qui façon les parents, éducateurs et enfants sentent moins obstacles à approcher et parler des thèmes comme la sexualité, le SIDA et affectes. Les dates de l´étude ne peut pas êtres généralisés et sont un peu fragiles. Cependant sont sans équivoque très encouragée en ce qui concerne l’utilisation des TIPS avec des ressources digitales pour optimiser la communication maisonécole. En plus ils aident les stratégies d’abordage de la prévention de la SIDA dans la première enfance. |
Description: | Dissertação de mestrado em Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (SIDA) - Da Prevenção à Terapêutica (Educação para a Saúde e em Medicina), apresentada à Fac. de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra | URI: | https://hdl.handle.net/10316/25929 | Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | UC - Dissertações de Mestrado FPCEUC - Teses de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Mafalda Vale.pdf | 1.74 MB | Adobe PDF | View/Open |
Page view(s) 20
782
checked on Nov 6, 2024
Download(s)
392
checked on Nov 6, 2024
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.