Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/25950
Title: | Auto-avaliação de escolas: contributo para a construção de um instrumento: a dimensão projecto educativo | Authors: | Farinha, Susana Inês Lages | Orientador: | Figueira, Ana Paula Couceiro | Keywords: | Auto-avaliação de Escolas; Autonomia; Instrumento de Avaliação; Projecto Educativo | Issue Date: | 2007 | metadata.degois.publication.title: | Auto-avaliação de escolas: contributo para a construção de um instrumento: a dimensão projecto educativo | metadata.degois.publication.location: | Coimbra | Abstract: | A Auto-Avaliação de Escolas é uma temática em expansão em
Portugal, com vista, também, ao estabelecimento de contratos de
Autonomia.
Contudo, são, ainda, escassos ou pouco abrangentes, os instrumentos
que permitem este tipo de processos nas Escolas. Desta forma, dada a
importância e a inexistência de instrumentos que abarquem a totalidade de
critérios definidos no referencial adoptado, estabeleceu-se como objectivo
específico a construção de instrumentos de avaliação de escolas, que
cumpram as idiossincrasias de todos os critérios de avaliação de um
estabelecimento de ensino, do qual se constituíram quatro versões (docentes,
alunos, pessoal não-docente e pais/encarregados de educação), sendo que o
nosso contributo remete, apenas, para a dimensão análise do Projecto
Educativo de Agrupamento/Escola.
De referir que várias limitações foram identificadas no
prosseguimento deste trabalho. Neste sentido, os resultados remtem para as
versões preliminares. Todavia, este é um processo ao qual deverá ser dado
continuidade, com vista à sua fidelização, para posterior administração. The Self-Assessment of schools is an issue in expansion in Portugal, in view of the establishment of contracts for Autonomy. However, are still scarce and restricted the comprehensive tools that enable this type of process in schools. Thus, given the importance and the lack of instruments that cover all of the parameters set out in the adopted reference, we defined the following objective: the construction of assessment tools for schools, responding to the idiosyncrasies of all the school’s evaluation parameters, from which was formed four versions (teachers, students, non-teaching staff and parents / responsible for education), and our contribution refers, only, to the analysis of the Educational Project of Group / School. It should be noted that, several constraints have been identified in this work. However, this is a process, still in primary stage, which should be continued, in way of its validation, for subsequent administration. |
Description: | Dissertação de mestrado integrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra | URI: | https://hdl.handle.net/10316/25950 | Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | UC - Dissertações de Mestrado FPCEUC - Teses de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Susana Farinha.pdf | 539.37 kB | Adobe PDF | View/Open |
Page view(s) 50
603
checked on Nov 6, 2024
Download(s)
156
checked on Nov 6, 2024
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.