Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/26133
Title: Processos de leitura: avaliação com a PROLEC-R : estudo de crianças sinalizadas com dificuldades de aprendizagem na leitura
Authors: Aguiar, Rubina Patrícia Silva 
Orientador: Figueira, Ana Paula Couceiro
Keywords: Processos linguísticos; Avaliação da capacidade de ler; PROLEC-R
Issue Date: 2012
metadata.degois.publication.title: Processos de leitura: avaliação com a PROLEC-R : estudo de crianças sinalizadas com dificuldades de aprendizagem na leitura
metadata.degois.publication.location: Coimbra
Abstract: Os processos linguísticos constituem objeto de estudo em diversas áreas de investigação, como na Psicolinguística e na Psicologia Cognitiva. No nosso país, o interesse por esta área tem vindo a crescer, não só pela escassez de instrumentos que avaliem os processos de leitura, mas também pelas dificuldades denunciadas em variadíssimos estudos na aquisição e na própria leitura dos nossos jovens. Neste sentido, é de extrema importância a existência de instrumentos que avaliem e diagnostiquem fragilidades ao nível da leitura. A PROLEC-R (Cuetos et al., 2009) é uma bateria que está muito divulgada em Portugal, mas, no entanto, só existe em língua espanhola. Contudo, é importante referir que a PROLEC-R é uma bateria de provas de leitura que não concorre para a avaliação de todos os processos implicados na atividade de ler, pois não abarca as dimensões fonológicas. Pretende-se, com o presente estudo, contribuir para o prosseguimento dos estudos de adaptação e validação da PROLEC-R para a população portuguesa. Apresenta-se um estudo realizado com uma amostra de crianças sinalizadas com dificuldades de aprendizagem na leitura. Efetuou-se uma análise descritiva prova a prova e item a item, tendo em conta a média e o desvio padrão para os diferentes tipos de sinalização de dificuldades de aprendizagem na leitura. Ou seja, as 30 crianças da amostra (N=30) são sinalizadas, em que 17 crianças foram diagnosticadas por um técnico (psicólogo) e 13 crianças foram diagnosticadas apenas pela indicação do professor. Neste sentido, os dados serão tratados como se tratasse de duas amostras diferentes - sub-amostras. Todavia, apesar de não ter sido encontradas diferenças entre as duas sub-amostras de crianças sinalizadas, é com alguma pertinência e até mesmo curiosidade que os dados serão discutidos e tratados nas duas subamostras. Na discussão apresenta-se uma comparação dos resultados obtidos na bateria (através da média e desvio padrão) entre as crianças sinalizadas com fragilidades na leitura (com e sem diagnóstico aprofundado) e não sinalizadas, estas últimas de um trabalho desenvolvido anteriormente (Roque, 2011). Os resultados gerais obtidos neste estudo apontam para a não existência de diferenças substantivas entre estas duas amostras.
The linguistic processes are studied in various research areas, such as cognitive psychology and psycholinguistics. In our country, the interest in this area has been growing, not only by the lack of tools to assess the processes of reading, but also by the difficulties reported in many different studies in the acquisition and reading of our own youth. In this sense, it is extremely important that there are tools that evaluate and diagnose weaknesses in the reading. The PROLEC-R is a battery that is very widespread in Portugal, but, however, exists only in Spanish. It is also important to note, with the PROLEC-R a battery of reading tests, this does not contribute to the assessment of all processes involved in the activity of reading, because it covers the phonological dimensions. For the purpose it is intended, therefore, to the present study, contribute to further studies of adaptation and validation of PROLEC-R for the Portuguese population. Presents itself, a study with a sample of children flagged with learning difficulties in reading. Thus, we performed a descriptive analysis of the evidence and evidence item by item, taking into account the mean and standard deviation for the different signs of learning difficulties in reading. That is, the 30 children in the sample (N = 30) are flagged, differences occur in diagnosis, as 17 children were diagnosed by a specialist (psychologist) and 13 children were diagnosed only by the words of the teacher. In this sense, the data will be treated as if it were two different samples - sub-samples. However, although no differences were found between the two sub-samples of children flagged, it is with some relevance and even curiosity that data will be discussed and addressed in the two sub-samples. In the discussion presents a comparison of results in the battery (through the mean and standard deviation) in children with marked weakness in reading (with and without detailed study) and not flagged, the latter in a previous work (Roque, 2011). The overall results obtained in this study indicate that there is no substantive differences between the two samples.
Description: Dissertação de mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/26133
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado

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