Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/26163
Title: | Um olhar sobre a docência no ensino superior em tempo de mudança | Authors: | Fonseca, Tânia Margarida Amaral da | Orientador: | Nascimento, Maria Augusta | Keywords: | Professor, ensino superior | Issue Date: | 2012 | Serial title, monograph or event: | Um olhar sobre a docência no ensino superior em tempo de mudança | Place of publication or event: | Coimbra | Abstract: | O presente estudo tem como foco de análise as transformações que têm ocorrido nos
últimos dez anos no ensino superior, e que têm levado a uma reconfiguração da
docência a este nível. Tem por objetivos estudar as mudanças que têm afetado esta
profissão e analisar como têm modificado as funções, o papel, o perfil e as práticas dos
docentes do ensino superior, na perspetiva destes, nomeadamente ao nível universitário.
A pesquisa empírica foi realizada na Universidade de Coimbra, recolhendo, através de
entrevistas semiestruturadas, as perceções de docentes sobre tais mudanças e
transformações na profissão.
Verificou-se que o Processo de Bolonha foi identificado pelos docentes como a
principal mudança ocorrida no ensino superior nos últimos dez anos, trazendo
mudanças a diversos níveis, com considerável impacto na profissão docente,
conduzindo a uma transformação nos papéis e funções e à necessidade de reconfigurar a
profissão. Será necessário que o docente do ensino superior adote um comportamento
estratégico para lidar com os impactos das políticas, conciliando os seus interesses com
os interesses e as orientações da universidade. Prevê-se que a profissão docente terá de
continuar a lidar com novos desafios que levam à sua reconfiguração. This study analyses the transformations, which have occurred for ten years in higher education, in particular, which have led to the transformation of the role and functions of the teachers, as well as a reconfiguration of their career. The objective of this study is to identify the changes which have affected the teaching profession and how they have changed the functions, the role, the profile and the way teachers work in higher education. The empirical research was done at the University of Coimbra, using semi-structured interviews in order to gather the views and perceptions of its teachers about these changes in the teaching profession. It was confirmed, that the teachers identified the Bologna process, as being the main change, which has occurred in higher education over the last ten years. It has introduced changes at various levels in higher education, with substantial impact on the teaching profession, leading to a transformation of roles and functions, as well as the need to reconfigure the teaching profession. These teachers must behave strategically to deal with the impacts of policies and reconcile their own interests with the interests and orientations of the university. It is expected that the teaching profession continue to deal with new challenges, which lead to its reconfiguration. |
Description: | Dissertação de mestrado em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra | URI: | https://hdl.handle.net/10316/26163 | Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | UC - Dissertações de Mestrado FPCEUC - Teses de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Tania Fonseca.pdf | 1.92 MB | Adobe PDF | View/Open |
Page view(s) 50
566
checked on Oct 8, 2024
Download(s)
214
checked on Oct 8, 2024
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.