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Title: Promoção do sucesso e ajustamento escolar: Estudos sobre a eficácia e efetividade de programas de desenvolvimento socioemocional para alunos do 4º ao 9º ano
Authors: Coelho, Vítor Alexandre Belo de Moura Pereira 
Orientador: Figueira, Ana Paula Couceiro
Keywords: aprendizagem socioemocional; transição para o 2º ciclo; efetividade; autoconceito; social and emotional learning; middle school transition; effectiveness; selfconcept; school adjustament
Issue Date: 30-Jan-2015
Citation: COELHO, Vítor Alexandre Belo de Moura Pereira - Promoção do sucesso e ajustamento escolar : estudos sobre a eficácia e efetividade de programas de desenvolvimento socioemocional para alunos do 4º ao 9º ano. Coimbra : [s.n.], 2015. Tese de doutoramento. Disponível na WWW: http://hdl.handle.net/10316/26524
Abstract: As exigências da sociedade atual requerem que um indivíduo, para ser bem-sucedido, necessite de um leque de competências socioemocionais bem desenvolvidas para que se consiga adaptar aos desafios complexos do crescimento e desenvolvimento, tanto em meio escolar como, posteriormente, no mercado de trabalho. Desta forma, o espaço escolar deve também ser um elemento promotor destas competências, para além da natural promoção do conhecimento académico. A presente dissertação visa analisar a eficácia e efetividade de um conjunto de programas destinados à promoção do sucesso e ajustamento escolar através do desenvolvimento de competências socioemocionais. Esta análise irá contemplar os resultados dos programas de desenvolvimento de competências socioemocionais para o quarto ano, e para o terceiro ciclo, bem como os resultados do programa de promoção do ajustamento escolar na transição para o segundo ciclo. Desta forma, procura-se preencher uma lacuna existente na investigação nacional sobre as competências socioemocionais, onde não existem estudos que abranjam um leque diversificados de faixas etárias, nem estudos que se debrucem sobre a efetividade das intervenções. A dissertação é composta por um conjunto de artigos, que descrevem as várias intervenções e analisam os resultados das mesmas ao longo de várias faixas etárias. Os resultados, obtidos junto de múltiplos informantes, permitem concluir pela existência de impacto dos programas sobre as competências socioemocionais, com particularmente incidência sobre a autoestima. Adicionalmente, os resultados também permitem concluir que os programas apresentam resultados constantes ao longo de vários anos de implementação, mas que o impacto dos programas não é igual para ambos os géneros. O quinto estudo permite concluir pela importância da intervenção em contexto de transição escolar. Os resultados dos vários artigos serão discutidos e integrados, procedendo-se a uma análise das suas implicações para a prática e investigação nesta área em contexto nacional.
The current demands of society require that individuals, to succeed, develop social and emotional competencies in order to adapt themselves to the complex challenges of growth and development, both in school and, later, in the workplace. So, schools must also be a space that allow for the promotion of these competencies besides the normal academic development. The present dissertation aims to analyse the efficacy and effectiveness of a set of programs intended for the promotion of school success and adjustment through the development of social and emotional competencies. This analysis will include the results of the Social and Emotional Learning programs for the fourth grade and for the third cycle, as well as the results for the school adjustment program for the transition to middle school. In this way, there is attempt to fill a void presently existing in Portugal regarding this area, as there are no studies that include a wide age range nor studies regarding effectiveness. The dissertation is composed by five articles that describe the various interventions and analyse their results along different age groups. The results, obtained from multiple informants, allow to conclude for the existence a positive impact of the programs upon social and emotional competencies, with special incidence upon self-esteem. Additionally, the results also allow concluding that the programs present constant results along several years of implementation, but that their impact is not the same for both genders. The results from the fifth study underline the importance of intervening in the transition to middle school. The results from the various articles will be discussed and integrated, and an analysis of their implications to the research and practice of this are in Portugal is conducted.
Description: Tese de doutoramento Interuniversitário, na especialidade de Psicologia da Educação, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/26524
Rights: openAccess
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