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Title: Qualificação da paisagem de parques urbanos ribeirinhos com valorização da sua função educativa: caso de estudo: o parque oriental da cidade do Porto como laboratório escolar da paisagem em meio urbano
Authors: Lopes, Maria Manuela Tavares da Silva 
Orientador: Castro, Paula
Silva, Isabel
Keywords: Parque Urbano; Paisagem; Laboratório Escolar da Paisagem; Ambiente; Urban Park; Landscape; Environment; School Landscape Laboratory
Issue Date: 15-Jul-2015
Citation: LOPES, Maria Manuela Tavares da Silva - Qualificação da paisagem de parques urbanos ribeirinhos com valorização da sua função educativa: caso de estudo : o parque oriental da cidade do Porto como laboratório escolar da paisagem em meio urbano. Coimbra : [s.n.], 2015. Tese de doutoramento. Disponível na WWW: http://hdl.handle.net/10316/27019
Abstract: Considerando que a paisagem urbana pode constituir um eixo pedagógico na melhoria das aprendizagens para o desenvolvimento sustentável, a presente tese tem o objetivo geral de promover a valorização e a qualificação da multifuncionalidade da paisagem em parques urbanos ribeirinhos em contexto de educação/formação ambiental de alunos do terceiro ciclo do ensino básico. Num estudo de caso, foi avaliada a função educativa da paisagem do Parque Oriental (Porto) através de uma investigação com alunos de oitavo de uma escola do Porto, tendo sido observadas diferenças significativas entre as capacidades e o conhecimento adquiridos por alunos submetidos ao ensino tradicional (grupo controlo) e por alunos com ensino em sala de aula utilizando a metodologia de Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas (ABRP) e, em complemento, o trabalho de campo no Parque Oriental organizado segundo o modelo de Nir Orion. Observou-se que os alunos que fizeram estudos em contexto real de paisagem adquiriram maior capacidade de avaliação crítica e de aplicação de conhecimentos em novas situações do que os alunos que realizaram as suas aprendizagens apenas em sala de aula e com recurso à utilização do manual escolar. Na sequência do apresentado, foi proposta a qualificação do Parque Oriental para valorização da sua utilização como Laboratório Escolar da Paisagem, pelas escolas, em meio urbano. No Parque, foram definidas áreas de trabalho para o tratamento de temas específicos, nomeadamente no âmbito da biodiversidade, da qualidade da água e da economia verde. Ainda com o objetivo de promover a melhoria das aprendizagens dos alunos para o desenvolvimento sustentável, com valorização do estudo da paisagem, foi proposta a reformulação das metas curriculares do oitavo ano, foi proposta a criação de uma sala-laboratório da paisagem para investigação de aspetos relativos à ecologia urbana, na escola, e foram apresentadas orientações para a criação e manutenção de Laboratórios Escolares da Paisagem, na proximidade das escolas.
Considering that urban landscape may be a pedagogical axis to a better understanding of sustainable development, this thesis has the overall objective of promoting recovery and qualification of the landscape multifunction in urban parks with streams, in context of environmental education/training students in the third cycle of basic education. In a case study, it has been evaluated the educational function of Oriental Park landscape (Oporto) in a research with eighth grade students of a school in Oporto and significant differences were observed between the skills and knowledge acquired by students submitted to the traditional teaching method (control group) and by students submitted to the teaching methodology of Problem Solving-Based Learning with a fieldwork, in Oriental Park, organized according to the model of Nir Orion. It was observed that students who did studies in real context of landscape have acquired higher capacity of critical evaluation and application of knowledge in new situations, than students who performed their learning only in the classroom with the use of the textbook. Following, it was proposed a qualification of Oriental Park in order to valorize its functionality as a School Landscape Laboratory, in an urban context of basic teaching. Different areas of the park were selected for working in specific themes such as biodiversity, water quality and green economy. Still with the aim of improving the students better understanding of sustainable development, by valuing the landscape study, it was proposed to reformulate the curriculum goals of the eighth grade and the creation of a Landscape Laboratory Room for research in urban ecology situations, at school. Final orientations were presented for the creation and maintenance of School Landscape Laboratories in the neighboring of basic schools.
Description: Tese de doutoramento em Arquitetura Paisagista e Ecologia Urbana, apresentada ao Departamento de Ciências da Vida da Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/27019
Rights: embargoedAccess
Appears in Collections:FCTUC Ciências da Vida - Teses de Doutoramento

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