Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/27173
Title: | Construção de sentidos: o contributo da imagem no processo de reescrita de textos | Authors: | Santos, Carina | Orientador: | Machado, Ana Maria Domingues, João |
Keywords: | Escrita; ilustração literária | Issue Date: | 1-Oct-2014 | Abstract: | A proposta de estudo do presente Relatório visa averiguar em que medida a exploração da imagem, enquanto ilustração literária, poderá contribuir para a aquisição de crescentes capacidades de construção de sentidos face ao texto literário. Após o enquadramento da realidade socioeducativa da escola onde realizei o estágio, bem como uma breve reflexão da prática pedagógica supervisionada, procede-se, numa primeira fase, à revisão da literatura no domínio da didática da escrita e da comunicação visual, de modo a fundamentar teoricamente o estudo em causa. A análise de resultados permitiu aferir um efetivo contributo da imagem no processo de reescrita de textos literários, porquanto potenciadora de exercícios de tradução intersemiótica, introduzindo o aluno no diálogo estabelecido entre duas linguagens que se complementam – a textual e a icónica. Enquadrada num projeto de escrita enquanto processo, a imagem, ela própria interpretação do texto literário, instituiu-se como recurso capaz de potenciar a capacidade de construção de sentidos. | URI: | https://hdl.handle.net/10316/27173 | Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | UC - Dissertações de Mestrado FLUC Secção de Português - Teses de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
relatório Carina Santos subm fluc.pdf | 4.77 MB | Adobe PDF | View/Open |
Page view(s) 50
478
checked on Nov 6, 2024
Download(s) 20
1,012
checked on Nov 6, 2024
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.