Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/27371
Title: | O ensino e a aprendizagem da escrita: práticas na formação profissional | Authors: | Milheirão, Sara | Orientador: | Machado, Ana Maria Domingues, João |
Keywords: | O ensino e a aprendizagem da escrita | Issue Date: | 8-Oct-2014 | Abstract: | O estudo realizado no âmbito deste relatório pretende verificar se o ensino e a aprendizagem da escrita baseada em tipologias textuais potencia aprendizagens significativas. Para sustentar o trabalho desenvolvido procedeu-se à leitura e análise da literatura disponível sobre escrita processual. A primeira parte do relatório apresenta uma reflexão crítica sobre a minha experiência profissional, incidindo sobretudo na formação profissional. Na segunda, desenvolve-se um tema monográfico - o ensino e a aprendizagem da escrita na formação profissional. Este tema incide primeiramente na língua materna e, posteriormente, numa situação muito concreta de aprendizagem do Francês: o Français sur Objectifs Spécifiques (FOS). Este estudo pretende verificar a funcionalidade deste tipo de abordagem com jovens-adultos a frequentar cursos de formação profissional, procurando verificar se o nível de proficiência escrita evolui. Os resultados obtidos em ambas as situações demonstram que ocorrem aprendizagens significativas; contribuindo para tal o contexto em que o processo de ensino e de aprendizagem ocorre. | URI: | https://hdl.handle.net/10316/27371 | Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | UC - Dissertações de Mestrado FLUC Secção de Línguas Românicas - Teses de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
O ensino e a aprendizagem da escrita_práticas na formação profissional.pdf | 6.38 MB | Adobe PDF | View/Open |
Page view(s) 50
436
checked on Nov 6, 2024
Download(s) 5
11,010
checked on Nov 6, 2024
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.