Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/27371
Title: O ensino e a aprendizagem da escrita: práticas na formação profissional
Authors: Milheirão, Sara 
Orientador: Machado, Ana Maria
Domingues, João
Keywords: O ensino e a aprendizagem da escrita
Issue Date: 8-Oct-2014
Abstract: O estudo realizado no âmbito deste relatório pretende verificar se o ensino e a aprendizagem da escrita baseada em tipologias textuais potencia aprendizagens significativas. Para sustentar o trabalho desenvolvido procedeu-se à leitura e análise da literatura disponível sobre escrita processual. A primeira parte do relatório apresenta uma reflexão crítica sobre a minha experiência profissional, incidindo sobretudo na formação profissional. Na segunda, desenvolve-se um tema monográfico - o ensino e a aprendizagem da escrita na formação profissional. Este tema incide primeiramente na língua materna e, posteriormente, numa situação muito concreta de aprendizagem do Francês: o Français sur Objectifs Spécifiques (FOS). Este estudo pretende verificar a funcionalidade deste tipo de abordagem com jovens-adultos a frequentar cursos de formação profissional, procurando verificar se o nível de proficiência escrita evolui. Os resultados obtidos em ambas as situações demonstram que ocorrem aprendizagens significativas; contribuindo para tal o contexto em que o processo de ensino e de aprendizagem ocorre.
URI: https://hdl.handle.net/10316/27371
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FLUC Secção de Línguas Românicas - Teses de Mestrado

Files in This Item:
Show full item record

Page view(s) 50

436
checked on Nov 6, 2024

Download(s) 5

11,010
checked on Nov 6, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.