Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/27425
Title: | A Escrita do Texto Argumentativo – a planificação | Authors: | Gomes, Carlos | Orientador: | Machado, Ana Maria Pereira, Susana |
Keywords: | Escrita | Issue Date: | 28-Oct-2014 | Abstract: | Esta investigação do tipo estudo de caso foi desenvolvida em contexto de sala de aula, no âmbito do relatório de estágio, com alunos do 7.º ano, em Introdução à Cultura Clássica e do 12.º ano, em Português; teve por objetivo atestar a importância da fase de planificação textual na produção de um texto argumentativo. O relatório está organizado em duas partes. Na primeira, apresentar-se-á o contexto socioeducativo do Colégio e a reflexão sobre a prática pedagógica supervisionada. Na segunda parte, apresentar-se-á a revisão da literatura que fundamenta o estudo, bem como a didatização e a análise dos resultados de ambas as turmas. Em função dos resultados obtidos considera-se que a lecionação da planificação favorece a textualização, que a interação gerada por atividades de escrita em grupo proporciona uma melhor seleção de informação e consequentemente uma melhor planificação. Deste modo, confirmam-se alguns dos estudos seguidos nesta investigação, como por exemplo o de Amor (1994), Pereira (2000), Cabral (2001), Carvalho (2003), Guerra (2007), Barbeiro e Pereira (2007), Cardoso (2010) e Teixeira, Novo e Neves (2011). Em suma, a recetividade demonstrada pelos alunos e os resultados que alcançaram justificam que se invista: no ensino sistemático da escrita processual e em atividades de escrita em grupo. | URI: | https://hdl.handle.net/10316/27425 | Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | UC - Dissertações de Mestrado FLUC Secção de Português - Teses de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Relatorio.pdf | 11.45 MB | Adobe PDF | View/Open |
Page view(s) 20
899
checked on Oct 29, 2024
Download(s) 1
10,485
checked on Oct 29, 2024
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.