Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/27636
Title: Experiências precoces e ansiedade social em adolescentes: o efeito mediador da vergonha e do coping com a vergonha
Authors: Roças, Joana Rafaela Dobrões 
Orientador: Rijo, Daniel Maria Bugalho
Vagos, Paula Emanuel
Keywords: Vergonha, adolescente; Ansiedade social, adolescente
Issue Date: 26-Sep-2014
metadata.degois.publication.title: Experiências precoces e ansiedade social em adolescentes: o efeito mediador da vergonha e do coping com a vergonha
metadata.degois.publication.location: Coimbra
Abstract: O recente interesse teórico e empírico na vergonha tem mostrado que esta emoção, para além de estar associada a diferentes tipos de psicopatologia, parece ter origem em experiências precoces de vergonha. No entanto, são ainda pouco conhecidos os mecanismos envolvidos nesta associação entre experiências precoces, vergonha e psicopatologia. Nesta matéria, tem sido sugerido que a adoção de diferentes estratégias maladaptativas de coping com a vergonha pode ser um fator-chave na compreensão destes processos. No presente estudo, foi testado o papel da vergonha e dos estilos maladaptativos de coping com a vergonha como mediadores do impacto das experiências precoces de vergonha e de ausência de calor e segurança na ansiedade social (interação social / performance), em 179 adolescentes de uma amostra comunitária. Os principais resultados indicam que a centralidade das experiências precoces de vergonha e a ausência de experiências de calor e segurança na infância predizem os níveis atuais de vergonha. Adicionalmente, a vergonha mostrou predizer ambos os subtipos de ansiedade social. As diferentes estratégias maladaptativas de coping com a vergonha parecem estar associadas, de forma diferenciada, aos subtipos de ansiedade social: ataque ao self e fuga na ansiedade de interação social, e fuga na ansiedade de desempenho, que está ainda negativamente associada à estratégia de coping ataque ao outro. Globalmente, estes resultados sugerem que a ansiedade social em adolescentes pode resultar da adoção de estratégias maladaptativas de coping com a vergonha (fuga e ataque ao self), relacionados com experiências de vergonha e ausência de calor e segurança durante a infância.
The growing theoretical and empirical interest on shame has been showing that this emotion, not only is associated with an increased vulnerability to a wide range of psychological problems, but also seems to be grounded in early shame experiences. However, understanding of the processes underpinning the association between early shame experiences, shame, and psychopathology is not yet clear. In this matter, it has been suggested that the adoption of different shame-coping strategies is a key factor in understanding these processes. In the current study, we tested a model in which shame and maladaptive shame-coping styles were hypothesized as mediators of the impact of early experiences of shame and lack of warmth and safeness over social anxiety (social interaction and performance), in 179 adolescents from a community sample. The main results suggest both that the centrality of early shame experiences and the absence of warmth and safeness experiences in childhood, predict current shame feelings. Additionally, shame showed to predict both types of social anxiety. The different maladaptative shame coping strategies seem to be differentially associated with the social anxiety subtypes: attack self and withdrawal in social interaction anxiety, and withdrawal in performance anxiety, which is also negatively related to attack other coping style. Globally, these findings suggest that social anxiety in adolescents can result from the impact of early experiences of shame and lack of warmth and safeness, mediated by shame and the adoption of specific maladaptative shame-coping styles (withdrawal and attack self).
Description: Dissertação de mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde (Intervenções Cognitivo-Comportamentais nas Perturbações Psicológicas e da Saúde), apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/27636
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado

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