Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/27805
Title: Estilos parentais, autoestima e comportamentos de agressão e vitimização entre pares em contexto escolar-bullying
Authors: Secco, Mônica Gabriella de Albuquerque Areias 
Orientador: Machado, Teresa Sousa
Keywords: Estilos parentais; Auto-estima, adolescente; Comportamento agressivo; Vitimização
Issue Date: 29-Jul-2014
metadata.degois.publication.title: Estilos parentais, autoestima e comportamentos de agressão e vitimização entre pares em contexto escolar-bullying
metadata.degois.publication.location: Coimbra
Abstract: Com este estudo pretendeu-se analisar a influência dos estilos parentais na autoestima e no envolvimento em comportamentos de agressão e vitimização entre pares no contexto escolar – Bullying. Neste âmbito, procuramos conhecer os estilos parentais e a autoestima percebidos pelos adolescentes, assim como o envolvimento nos comportamentos de agressão e vitimização entre pares. Participaram deste estudo 83 adolescentes com média de idade 12,35 anos (DP= 1,21), de ambos os sexos, cursando entre a 5ª e a 8º série do ensino fundamental em uma escola pública na cidade de Irati-Paraná-Brasil. Os participantes responderam a quatro instrumentos, sendo o questionário sócio demográfico, Escala de Responsividade e Exigência (Teixeira & Gomes 2004), Escala de Autoestima de Rosenberg adaptada por Hutz (2000), e a Escala de Agressão e Vitimização entre pares (Cunha & Weber, 2007). O estudo mostra uma maior prevalência do estilo negligente tanto da mãe quanto do pai, a autoestima dos participantes do estudo configura-se em nível médio. Não foram encontradas correlações significativas entre os estilos parentais e a autoestima reportada pelos adolescentes. A dimensão exigência da mãe apresenta uma correlação negativa com a agressão relacional e tanto a exigência materna quanto a responsividade paterna apresentam correlação negativa com ataques à propriedade. A pesquisa aponta correlações significativas entre autoestima com agressão direta. Ao analisar os resultados obtidos é possível concluir que essa amostra aponta para um grupo que pode ser classificado como vítima-agressora devido suas médias (agressão direta, 11,46 e vitimização 16,54). Neste estudo, chamou atenção para um ponto a ser considerado: a de que vítimas também podem ser agressivas transformando em um ciclo vítima-autor.
This study was intended to examine the influence of parenting styles on self-esteem and involvement in behaviors of aggression and peer victimization in the school context - Bullying. In this context, we seek to meet the perceived parenting styles and self-esteem among adolescents, as well as involvement in the behaviors of aggression and peer victimization. The study included 83 adolescents with a mean age of 12.35 years (SD = 1.21), of both sexes, occurring between the 5th and 8th grade of elementary education in a public school in the city of Irati, Paraná, Brazil. Participants responded to four instruments, with the demographic questionnaire, and Demand Responsiveness Scale (Teixeira & Gomes 2004), Rosenberg Self-Esteem Scale adapted by Hutz (2000), and the Scale of Aggression and Peer Victimization (Cunha & Weber, 2007). The study shows a higher prevalence of negligente style of both mother and father, the self-esteem of the study participants configured in average level. No significant correlations between parenting styles and self-esteem reported by adolescents were found. The size requirement of the mother has a negative correlation with both relational aggression and maternal requirement regarding parental responsiveness are negatively correlated with attacks on property. The research shows significant correlations between self-esteem with direct aggression. When analyzing the results, we conclude that the sample points to a group which can be classified as a victim-aggressor because their means (direct aggression and victimization 11.46 16.54). In this study, called attention to a point to be considered: that victims may also be aggressive turning into a victim-perpetrator cycle.
Description: Dissertação de mestrado em Psicologia do Desenvolvimento, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/27805
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado

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