Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/27978
Title: | Relatório final de estágio pedagógico desenvolvido na escola básica integrada com J.I. Prof. Dr. Ferrer Correia com a turma 8º H no ano letivo 2013-2014 | Authors: | Pereira, João Pinto da Cunha | Orientador: | Fachada, Miguel | Keywords: | Ensino da educação física; Formação de professores; Prática pedagógica | Issue Date: | 2014 | Citation: | PEREIRA, J. (2014). Relatório Final de Estágio Pedagógico. Relatório de Estágio de Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, Coimbra, Portugal. | Abstract: | O Estágio Curricular como etapa final pretende criar uma identidade própria como docente e evoluir a capacidade de adaptação a diferentes contextos através das aprendizagens absorvidas e experiencias vivenciadas, em que através delas se torna exequível o desenvolvimento de uma prática docente na área da Educação Física. O Relatório Final de Estágio insere-se no âmbito da unidade curricular Estágio Pedagógico e Relatório Final, do 2ºano do Mestrado em Ensino da Educação Física dos Ensinos Básico e Secundário, da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, tendo sido a prática desenvolvida na Escola Básica Integrada com J.I. com o Prof. Dr. Ferrer Correia com a turma do 8ºH. A sua elaboração perspetiva a descrição e reflexão de todas as atividades desenvolvidas e aprendizagens realizadas no decorrer do estágio pedagógico. A estrutura do presente relatório assume duas áreas distintas. A primeira com um papel descritivo sobre todas as atividades desenvolvidas, com destaque para o Planeamento, Realização, Avaliação e Ética-Profissional. E a segunda área é destinada à reflexão de todo o trabalho realizado no decorrer do estágio, nomeadamente, os conhecimentos adquiridos, as aprendizagens transmitidas aos alunos, o confronto entre as espectativas iniciais e finais, as maiores dificuldades e a resolução de problemas decorrentes no estágio pedagógico. The Internship as a final step of the course aims to create an individual instructor. Through the experience and knowledge acquired during the “Internship” the instructor is expected to obtain a singular identity and the capacity of adapting to different contexts and situations and to become an apt professional in order to help with the development of the “physical education” area. The Final Report is a part of the 2nd year of the Masters Program. This Program consists of Physical Education teaching in Primary and Secondary School and is organized by the University of Coimbra, faculty of Sport Sciences and Physical Education. The Internship took place in the Basic Integrated School, the “H” class of the 8th grade, under the supervision of the Doctor Professor Ferrer Correia. The structure of the Final Report focuses on two distinctive parts: The first part describes the activities occurred during this period; Planning, Evaluation, and Professional Ethics. The second part intends to be a personal “reflection” on the entire work and experience during the internship; the acquired knowledge, the knowledge passed onto the students, the comparison between the initial expectations and the final conclusions, and the major difficulties in solving eventual problems occurred during the practicum. | Description: | Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra | URI: | https://hdl.handle.net/10316/27978 | Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | UC - Dissertações de Mestrado FCDEF - Teses de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Tese_João Pereira.pdf | 1.17 MB | Adobe PDF | View/Open |
Page view(s)
293
checked on Oct 29, 2024
Download(s)
148
checked on Oct 29, 2024
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.