Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/27999
Title: Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola E.B. 2,3/S Dr. Daniel de Matos, junto da turma do 8º A no ano letivo de 2013-2014
Authors: Vale, Luís Miguel Machado do 
Orientador: Campos, Maria João
Keywords: Ensino da educação física; Formação de professores; Prática pedagógica
Issue Date: 2014
Abstract: O presente documento divide-se em duas partes: a reflexão dos aspetos relacionados com o estágio pedagógico e o desenvolvimento do tema-problema. Numa primeira fase será dado enfoque à prática da docência, desenvolvida na escola E.B.2,3 Dr. Daniel de Matos. Serão apresentadas as expectativas iniciais em relação à prática, serão apresentadas e justificadas as opções metodológicas tomadas ao longo do estágio, serão relatadas as atividades desenvolvidas durante o estágio e será realçada a componente ética e profissional da profissão. De seguida será realizada uma justificação das opções tomadas. Para finalizar a primeira parte do presente trabalho será feita uma análise reflexiva sobre a prática pedagógica. Na segunda parte temos o tema-problema e seu desenvolvimento, num documento que se pretende orientador da prática docente e auxiliar de como resolver comportamentos de desvio da tarefa por parte dos alunos. Servirá também para analisar e mostrar conclusões sobre o problema que a escola atual, enquanto organização enfrenta, a indisciplina. Será efetuada uma pequena investigação, em que o objetivo é analisar a perceção dos docentes de uma escola pública sobre a gravidade dos comportamentos de indisciplina praticados. O objetivo é chegar a alguma conclusão que possa ajudar/beneficiar os professores da escola na procura de estratégias e metodologias que possam minimizar o impacto deste tipo de comportamentos no normal funcionamento da aula. This document is divided into two parts: a reflection of aspects related to teaching practice and development of the “theme-issue”. Initially focus will be given to the practice of teaching, developed in E.B.2, 3 Dr. Daniel de Matos school. Initial expectations will be presented, as well as the methodological choices made along the stage and its reasons. The activities made during the internship will be reported and I will emphasize ethics and professional component of the teacher’s profession. Then I will do a justification of the choices made. To finish the first part of this work I will make a reflective analysis of teaching practice. In the second part we have the “theme-issue” and its development, a document intended to be the guiding teaching practice and assist in solving the task behaviors of misuse by students. Will also serve to analyze and display conclusions about the problem that the current school, as an organization, faces, the indiscipline. Will be performed a little investigation, in which the objective is to analyze the perceptions of teachers in a public school on the severity of disruptive behaviors committed. The goal is to achieve some conclusion that can help / benefit school teachers in finding strategies and methodologies that can minimize the impact of such behaviors on normal class.
Description: Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/27999
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCDEF - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Relatório de Estágio - Luis Vale.pdf1.01 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

257
checked on Oct 29, 2024

Download(s) 50

504
checked on Oct 29, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.