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https://hdl.handle.net/10316/28195
Title: | A Escrita Criativa para Literatura Infantil: Uma Abordagem Comparada | Authors: | Mota, Cláudia Sofia de Sousa Mendes | Orientador: | Anacleto, Marta Teixeira Mancelos, Joaquim João Cunha Braamcamp de |
Keywords: | Literatura Comparada; Estudos Interartes; Escrita Criativa; Literatura Infantil contemporânea; Comparative Literature; Creative Writing; Contemporary Children’s Literature | Issue Date: | 20-Jul-2015 | Citation: | MOTA, Cláudia Sofia de Sousa Mendes - A Escrita Criativa para Literatura Infantil: Uma Abordagem Comparada. Coimbra : [s.n.], 2015. Tese de doutoramento. Disponível na WWW: http://hdl.handle.net/10316/28195 | Abstract: | Atualmente, a Literatura Infantil portuguesa percorre caminhos de grande inovação, experimentalismo e qualidade, encontrando-se ao nível da de outros países. Assim, tem sabido resistir a um contexto de crise económica e de desinvestimento cultural, em que se acentua o risco de desequilíbrio entre as dimensões ética, estética e pedagógica das narrativas para os mais novos, por um lado, e a vertente comercial, por outro. Isto deve-se a três gerações de escritores e a ilustradores de reconhecido mérito, que, em conjunto, dignificam a recente edição literária para crianças. Exploram-se temas novos, mas também se atualizam temáticas antigas e recuperam heróis de outros tempos. A par do investimento no conteúdo ficcional das histórias, a Literatura chama a atenção dos mais jovens para questões centrais da existência humana, num assumido realismo, que, todavia, não destapa por completo o véu da História.
Traçar o panorama contemporâneo da edição para crianças, através de uma viagem exploratória e interdisciplinar pelas tendências atuais sentidas aquém e além-fronteiras, é um dos principais objetivos desta tese. Ela assenta no pressuposto de que comparar a literatura produzida em diferentes países afigura-se um meio eficaz para melhor compreender a evolução nacional e captar uma visão literária de conjunto. Por isso, à Literatura Comparada alia-se, ao longo do trabalho, a Escrita Criativa, na medida em que elenco e analiso em profundidade determinadas técnicas de redação para os mais jovens. Com o devido suporte conceptual, ilustro essas técnicas em obras recentes e mantenho uma abordagem comparatista em mente.
Além disso, estudo as conjugações interartísticas na Literatura Infantil, com especial enfoque para as relações de complementaridade e contraponto entre texto e ilustração, enquanto fortíssimos vasos comunicantes. Para o efeito, dou especial atenção a álbuns narrativos e livros ilustrados canónicos e não canónicos, passíveis de leitura autónoma por crianças dos seis aos nove anos. Sobretudo nos álbuns, o conteúdo espraia-se cada vez mais pelos campos paratextuais, que dão um contributo decisivo para a obra literária no seu todo.
Esta torna-se um produto cultural complexo e um objeto de conceção requintada, em que nenhum pormenor é deixado ao acaso.
Por fim, teço algumas considerações sobre o futuro da Escrita Criativa para Literatura Infantil, debatendo os desenvolvimentos tecnológicos em curso e as suas implicações nos formatos privilegiados e nas novas tendências editoriais. Today Portuguese Children’s Literature is following a path of great innovation, experimentalism and quality, being on the same level with that from other countries. Therefore, it has been able to resist a context of economic crisis and cultural disinvestment, where there is an increase in the risk of imbalance between the ethic, aesthetic and pedagogical dimensions of children’s narratives, on the one hand, and its economic component, on the other. This is due to three generations of writers and to renowned illustrators, who, together, dignify the recent literary publishing for children. New subjects are explored, but ancient themes are also updated and old heroes brought back to life. Together with the investment in the fictional content of stories, literature calls on young people’s attention to the main issues of Humankind, within a self-assumed realism, which doesn’t completely unveil History. One of the main goals of this thesis is to trace a contemporary picture of the children’s edition, by going on an exploratory and interdisciplinary journey through the current national and foreign tendencies. It is based on the assumption that comparing the Literature produced in different countries is an effective means of understanding the national evolution and obtaining a global literary view. Thus, throughout the thesis, Comparative Literature goes hand in hand with Creative Writing, as I list and fully examine certain writing techniques for the youngsters. With due conceptual support, I illustrate these techniques in recent books and keep a comparative approach in mind. In addition, I study the combinations between different arts in Children’s Literature, with special emphasis on the complementary and counterpoint relations between text and illustration, as very strong communicating vessels. For this purpose, I pay special attention to canonical and non-canonical picture and illustrated books, autonomously readable by children aged six to nine. Mainly in the picture books, content spreads more and more into paratextual fields, which highly contribute to the literary work as a whole. It becomes a complex cultural product and an exquisite design object, where no detail can be left unattended. Finally, I make some remarks on the future of Creative Writing for Children’s Literature, discussing the ongoing technological developments and their implications on the preferred formats and new publishing trends. |
Description: | Tese de doutoramento em Culturas e Literaturas Modernas, apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra | URI: | https://hdl.handle.net/10316/28195 | Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | FLUC Secção de Português - Teses de Doutoramento |
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