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https://hdl.handle.net/10316/28214
Title: | Relação da qualidade da vinculação a figuras significativas na perceção de qualidade de vida de crianças entre os 10 e 12 anos | Authors: | Correia, Lúcia Marina Henriques | Orientador: | Machado, Teresa Sousa | Keywords: | Vinculação; Qualidade de vida, criança | Issue Date: | 2014 | metadata.degois.publication.title: | Relação da qualidade da vinculação a figuras significativas na perceção de qualidade de vida de crianças entre os 10 e 12 anos | metadata.degois.publication.location: | Coimbra | Abstract: | A relação de vinculação, geneticamente determinada, vai sendo
progressivamente construída e modelada pelo meio envolvente. Ao
longo da vida cada sujeito perceciona novas formas e figuras de
vinculação através dos diferentes contextos em que se vai inserindo.
Na idade escolar, apesar de se manterem os laços com as figuras
parentais, são criadas novas relações de vinculação que contribuem
para a criação de novos vínculos afetivos.
A presente dissertação visa a tradução e validação do PIML (Escala de
Avaliação da Vinculação aos Pais, Pares e Professores), assim como o
estudo da relação entre essa mesma escala e a qualidade de vida
percecionada por crianças com idades compreendidas entre os 10 e os
12 anos de idade. O estudo apresentado envolveu 334 crianças do
ensino Público e Privado/cooperativo de várias regiões do país. Com o
presente trabalho foi possível verificar a fiabilidade e validade desta
adaptação tornando-a assim mais um instrumento de avaliação da
perceção de vinculação. The attachment relationship, genetically determined, is progressively built and shaped by the environment. Lifelong each subject have a perception of new forms and figures of attachment across the different contexts in which they will entering. At school age, despite remaining ties with parental figures, new attachement relationships are created, that contribute to the creation of new emotional bonds. This dissertation aims to translate and validate PIML (Attachement Rating Scale to Parents, Peers and Teachers), as well as the study of the relationship between that scale and the perception of the quality of life for children between 10 and 12 years old. The study was involved 334 children of the Public and Private / Cooperative school of various regions of the Country. With the present work was possible to verify the reliability and validity of this adaptation, making it one more escale for evaluate the perception of attachement. |
Description: | Dissertação de mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra | URI: | https://hdl.handle.net/10316/28214 | Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | UC - Dissertações de Mestrado FPCEUC - Teses de Mestrado |
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