Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/28430
Title: | Auto conceito e auto estima: sua importância para o desempenho académico numa amostra do 9º ano de escolaridade | Authors: | Tátá, Sandra Maria dos Santos Rodrigues | Orientador: | Ferro, Maria Jorge Santos Almeida Rama | Keywords: | Auto-conceito, adolescente; Auto-estima, adolescente | Issue Date: | 2014 | metadata.degois.publication.title: | Auto conceito e auto estima: sua importância para o desempenho académico numa amostra do 9º ano de escolaridade | metadata.degois.publication.location: | Coimbra | Abstract: | A escola como contexto fundamental para o desenvolvimento das
crianças e adolescentes e local privilegiado para os processos de socialização
e de construção de identidade colabora assim para a organização do auto
conceito.
Este ambiente proporciona experiências que favorecem sentimentos
de confiança e competência, mas também inversamente, para aqueles que
sentem dificuldades na obtenção de resultados e no estabelecimento de
relações, diminuindo assim o auto conceito.
O percurso escolar é assim perspectivado como parte integrante da
construção da experiência de vida de cada aluno, com implicações nas
mudanças dos papéis que desempenham, rotinas, relações e na forma como
percepcionam o mundo e a si mesmos.
Neste sentido, a presente investigação pretendeu através de uma
abordagem descritivo-correlacional de carácter quantitativo, analisar da
relação entre auto conceito e auto estima, perspectivando a sua influência
nas diferenças de género, retenções, habilitações dos progenitores e nas
dificuldades de aprendizagem, em alunos que se preparavam para transitar
de ciclo de ensino.
Para o efeito, foi recolhida uma amostra composta por 126 alunos,
de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 14 e os 17 anos, a
frequentarem o Agrupamento de Escolas da Mealhada, e residentes no
mesmo concelho.
Com a finalidade de obter os dados pretendidos, utilizou-se a escala
de auto conceito Piers Harris e a escala de auto estima de Rosenberg e, como
complemento da informação, recolhemos alguma informação sócio
demográfica. The school as fundamental to the development of children and adolescents and privileged place to the processes of socialization and identity construction context, collaborates for a good organization of the self concept. This environment provides experiences that promote feelings of confidence and competence, but also conversely, for those who have difficulty in achieving results and building relationships, thus decreasing self concept. The schooling is thus viewed as an integral part of the construction of the life experience of each student, with implications of changes in the roles they play, routines, relationships and the way they perceive the world and themselves. In this sense, the present investigation sought through a descriptivecorrelational approach of quantitative nature, analyze the relationship between self concept and self esteem, foreseeing its influence on gender differences, retention, qualifications of the parents and the difficulties of learning in students preparing to move from teaching cycle. For this purpose, a composite was collected by 126 students, of both sexes, aged between 14 and 17 years sample, to attend the Group of Schools of Mealhada, resident in the same county. In order to obtain the desired data, we used the scale Piers Harris self concept and self esteem scale of Rosenberg and to supplement the information we collect some information sociodemographic. |
Description: | Dissertação de mestrado em Psicologia (Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento), apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra | URI: | https://hdl.handle.net/10316/28430 | Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | UC - Dissertações de Mestrado FPCEUC - Teses de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TESE - Sandra Tátá.pdf | 623.35 kB | Adobe PDF | View/Open |
Page view(s) 5
2,214
checked on Oct 29, 2024
Download(s) 50
492
checked on Oct 29, 2024
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.