Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/29256
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPousada, Pedro-
dc.contributor.advisorLousa, António-
dc.contributor.authorNova, Daniela Cristina Neiva Areias da-
dc.date.accessioned2015-09-03T10:11:00Z-
dc.date.available2015-09-03T10:11:00Z-
dc.date.issued2015-06-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/29256-
dc.descriptionDissertação de Mestrado Integrado em Arquitectura, apresentada ao Departamento de Arquitectura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Univ. de Coimbra, 1025por
dc.description.abstractA evolução e implantação dos grandes empreendimentos comerciais nas cidades contemporânea e que denominamos Shoppings ou centros comerciais têm permanecido patente na história da humanidade. Pretende-se conhecer o impacto que os centros comerciais têm a nível social, quer a nível de afluxo de indivíduos em direção às áreas comerciais quer em termos de impacto económico local, centro e periferia urbana. Fazemos uma abordagem sobre a instalação dos primeiros centros comerciais nas maiores cidades do mundo, como Nova Iorque, Tóquio e Paris. Não obstante, centramo-nos no caso português, dando como exemplos dois dos centros comerciais mais importantes da cidade do Porto, os centros comerciais Via Catarina e o Norte Shopping. O primeiro localizado no centro da cidade e o segundo localizado na periferia urbana. Para estes dois casos pretendemos conhecer a evolução da ocupação do espaço urbano, os fluxos económicos, os acessos, a sua influência no comércio local e no alargamento urbano e o sucesso ou insucesso a nível económico de cada centro comercial.por
dc.description.abstractThe development and deployment of huge commercial projects in the contemporary city commonly referred as “The Shopping Mall” or “ The Shopping Centre” , have been a significant part or mankind recent history; we want to understand the impact that commercial structures have had in terms of the social, demographic flow as well as in terms of the economical impact in the local, downtown and suburban, economies. We will approach the history of early shopping malls and their appearance and development in major metropolitan areas worldwide. We will focus on the Portuguese case and, in two of the most important shopping malls/centers of Oporto city, specifically Via Catarina and Norte Shopping. The first one is positioned in the downtown area of Oporto as the second one belongs to a more peripheral area of this Portuguese Northern city. For both case studies we propose to address. The evolution and occupation of urban space, the economic flows and dynamics, the articulation of these apparatus with the traffic system as well as their influence on the local commerce and in the urban expansion; we will also discuss their specific economic success or failure.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectVia Catarina Shoppingpor
dc.subjectNorte Shoppingpor
dc.subjectPlaneamento urbanopor
dc.subjectCentro comercialpor
dc.titleCentro Comercial enclave cénico da cidade contemporânea : os centros comerciais de Via Catarina e Norte Shopping no Portopor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedYespor
dc.identifier.tid201536412-
uc.controloAutoridadeSim-
item.grantfulltextopen-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.fulltextCom Texto completo-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.languageiso639-1pt-
crisitem.advisor.researchunitCES – Centre for Social Studies-
crisitem.advisor.parentresearchunitUniversity of Coimbra-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-6886-3166-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCTUC Arquitectura - Teses de Mestrado
Files in This Item:
Show simple item record

Page view(s) 50

698
checked on Oct 30, 2024

Download(s) 20

1,986
checked on Oct 30, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.