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https://hdl.handle.net/10316/30089
Title: | Ensinar e aprender evolução humana : um estudo centrado na aprendizagem baseada na resolução de problemas | Authors: | Lemos, Maria Sousa Magalhães de Sousa | Orientador: | Cunha, Eugénia Vasconcelos, Clara |
Keywords: | Paleoantropologia; Recursos educativos; Ensino secundário; Estudo de avaliaçãi formativa | Issue Date: | 2015 | Citation: | Lemos, Maria Sousa Magalhães de Sousa-Ensinar e aprender evolução humana. Um estudo centrado na aprendizagem baseada na resolução de problemas. Coimbra, 2015. Tese de Mestrado. | metadata.degois.publication.location: | Coimbra | Abstract: | A
evolução
humana
é
uma
área
do
conhecimento
que
conjuga
evidências
de
várias
disciplinas
para
abordar
questões
essenciais
acerca
de
quem
somos
e
de
como
nos
tornámos
o
que
somos.
O
tema
é
um
excelente
estudo
de
caso
para
o
ensino
da
evolução
no
sentido
lato,
para
além
de
desenvolver
nos
alunos
uma
nova
apreciação
do
real
parentesco
entre
toda
a
humanidade
e
promover
um
olhar
crítico
acerca
de
algumas
representações
sociais
do
significado
da
variação
física.
Porém,
a
temática
é
frequentemente
negligenciada
nos
currículos
escolares,
resultando
na
persistência
de
várias
conceções
erróneas
entre
a
população.
Este
trabalho
pretendeu
dar
um
contributo
para
o
ensino
e
a
aprendizagem
da
evolução
humana
em
Portugal,
investigando
a
possibilidade
de
aplicar
uma
metodologia
de
ensino
centrada
no
aluno
que
utiliza
situações-‐problema
como
ponto
de
partida
para
a
aquisição
de
novos
conhecimentos
-‐
a
Aprendizagem
Baseada
na
Resolução
de
Problemas
(ABRP)
-‐,
à
temática
da
evolução
humana.
Para
tal,
foram
concebidos
e
elaborados
recursos
educativos
referentes
a
3
casos
problemáticos
direcionados
a
alunos
do
ensino
secundário
do
curso
de
ciências
e
tecnologias.
Pretendeu-‐se
também
que
estes
recursos
integrassem
a
perspetiva
de
ensino
por
investigação
e
promovessem
uma
visão
adequada
acerca
da
natureza
da
ciência.
O
caso
1
("Em
busca
de
fósseis
de
hominíneos
no
grande
vale
do
Rift!")
centra-‐se
na
relação
filogenética
entre
humanos
e
chimpanzés
e
no
bipedismo
como
marca
distintiva
dos
hominíneos.
O
caso
2
("Outros
humanos
diferentes
de
nós")
aborda
a
dispersão
geográfico-‐temporal
das
várias
espécies
de
hominíneos,
evidenciando
a
contemporaneidade
dos
humanos
modernos
com
outros
grupos
humanos.
O
caso
3
("Porque
temos
diferentes
cores
de
pele?")
centra-‐se
na
diversidade
e
na
evolução
das
cores
da
pele
humana.
Para
aferir
a
qualidade
científica
e
educacional
dos
recursos
contruídos,
realizou-‐se
um
estudo
de
avaliação
formativa
que
contou
com
5
painéis
de
avaliadores,
designadamente:
doze
estudantes
de
mestrado
em
"Ensino
da
Biologia
e
da
Geologia
no
3º
ciclo
do
Ensino
Básico
e
no
Ensino
Secundário";
duas
alunas
do
11º
ano
de
escolaridade;
duas
professoras
de
Biologia
e
Geologia;
uma
professora
universitária
especialista
em
ensino
das
ciências
e
na
ABRP;
e
duas
professoras
universitárias
especialistas
em
evolução
humana.
Para
aferir
a
aplicabilidade
prática
dos
recursos,
estes
foram
testados
com
os
dois
primeiros
painéis
de
juízes.
Os
5
painéis
de
avaliadores
foram
unânimes
em
considerar
que
os
recursos
construídos
apresentam
elevada
qualidade
científica
e
educacional.
Ainda
assim,
formularam
críticas
e
sugestões
que
foram
utilizadas
para
a
posterior
revisão
dos
materiais.
A
análise
dos
resultados
mostrou
que
os recursos
abordam
temas
relevantes
para
a
literacia
científica
da
evolução
humana,
promovem
a
realização
eficaz
de
aprendizagens
e
permitem
a
correção
de
conceções
erróneas.
Também
foi
mencionado
que
apresentam
rigor
e
correção
científicos
e
que
são
motivadores
e
adequados
ao
público-‐alvo.
Em
termos
educacionais,
estão
em
conformidade
com
os
princípios
da
ABRP
e
com
a
perspetiva
de
ensino
por
investigação,
promovendo
também
uma
visão
adequada
acerca
da
natureza
da
ciência,
apesar
ter
sido
sugerido
o
reforço
deste
aspeto.
Realizadas
todas
as
retificações,
considera-‐se
que
os
recursos
estão
validados
formativamente
e
aptos
a
serem
utilizados
em
práticas
educativas.
Espera-‐se
que
depois
de
devidamente
divulgados,
se
tornem
instrumentos
úteis,
passíveis
de
serem
mobilizados
quer
em
contextos
não
formais
de
ensino,
quer
em
sala
de
aula,
nomeadamente
nas
disciplinas
de
Biologia
e
Geologia
do
11º
ano
e
de
Geologia
do
12º
ano
de
escolaridade. Human evolution is a field of knowledge that combines evidence from several disciplines to address key questions about who we are and how we came to be. Indeed, it is an excellent case study for the teaching of biological evolution and students exposed to this theme develop a deeper understanding of the actual kinship between every human as well as a critical perspective of the social representations about the meaning of physical variation. However, this study area is often overlooked in school curricula, resulting in the persistence of several misconceptions among our population. This work aimed to contribute for the teaching and learning of human evolution in Portugal, by researching the possibility of applying a student-‐centered instructional methodology that uses problems as departure points for the acquisition of new knowledge -‐ Problem-‐Based Learning (PBL) -‐, to the theme of human evolution. To this end, educational resources of three problem-‐cases were designed and developed, directed to a target audience composed of high school science students. These resources were also designed on the basis of an inquiry-‐based perspective and intended to promote an adequate view of the nature of science. Case 1 ("In search of fossil hominins in the Great Rift Valley!") focuses on the phylogenetic relationship between humans and chimpanzees and, in particular, on bipedalism as one of the defining features of hominins. Case 2 ("Other groups of humans different from us") addresses the geographical and temporal distribution of hominin species, highlighting the coexistence of modern humans and other human groups. Case 3 ("Why do we have different skin colors?") focuses on the diversity and evolution of human skin colors. To assess the scientific and educational quality of these resources, they were subjected to a formative evaluation process which included five panels of evaluators, namely: twelve pre-‐service teachers; two 11th grade high school students; two Biology and Geology high-‐school teachers; an university professor expert in science education and PBL; and two university professors experts in human evolution. The pratical application of the educational resources was also tested with the first two panels of juries. The five panels of juries considered that the resources have high scientific and educational quality. Nevertheless, they also made comments and suggestions, which were used for their further revision and improvement. The results showed that the resources address topics that are relevant for the scientific literacy on human evolution, and promote the effective acquisition of knowledge and the correction of common misconceptions. They pointed out as well that they are scientific accurate, motivating and appropriate to the target audience. Educacionally, they follow the principles of PBL and inquiry-‐based teaching and they promote an adequate view of the nature of science, although a suggestion was made to stenghten this aspect. After being revised, the educational resources are thus validated by formative evaluation and are now apt to be used for educational purposes. It is expected that after proper dissemination, they can become useful tools to be applied in both non-‐formal educational contexts as well as in classrooms, particularly within 11th grade Biology-‐Geology course and 12th grade Geology course. |
Description: | Dissertação de mestrado em Evolução e Biologia Humanas, apresentada ao Departamento de Ciências da Vida da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. | URI: | https://hdl.handle.net/10316/30089 | Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | UC - Dissertações de Mestrado FCTUC Ciências da Vida - Teses de Mestrado |
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