Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/30381
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorFachada, Miguel-
dc.contributor.authorRosa, Milene Almeida-
dc.date.accessioned2016-01-27T18:48:08Z-
dc.date.available2016-01-27T18:48:08Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationRosa, M. (2015). Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola EB 2,3/S Dr. Daniel de Matos junto da turma do 9ºA no ano letivo de 2014/2015. Dissertação de Mestrado, Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, Coimbra, Portugal.por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/30381-
dc.descriptionRelatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbrapor
dc.description.abstractO Relatório Final de Estágio conclui o Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, pertencente à faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. Este relatório tem como objetivo a reflexão do trabalho desenvolvido ao longo do presente ano letivo, sobre o processo de ensino-aprendizagem numa turma do 9ºano. O Estágio Pedagógico foi desenvolvido na Escola EB 2,3/S Dr. Daniel de Matos, em Vila Nova de Poiares. Com o estágio pretendi aplicar os conhecimentos adquiridos no percurso académico, mas também ter contacto com a realidade escolar, satisfazendo o complexo de ensino-aprendizagem. No presente relatório, pretendo demonstrar competências de análise crítica e refletir sobre os procedimentos fundamentais abordados ao longo do ano letivo, sendo eles o planeamento, realização e avaliação. Com isto, pretendo referir quais as expetativas iniciais relativamente ao estágio, dificuldades sentidas e superadas, estratégias de superação, aprendizagens realizadas, compromisso com as aprendizagens dos alunos e a atitude ético-profissional. O estágio pedagógico promove o desenvolvimento de um conjunto de saberes pessoais e profissionais, a identificação e resolução de problemas pedgógicos, visto que o professor deve saber reajustar o ensino às necessidades de cada aluno, sendo isto uma base para o futuro como docente de Educação Física. Por fim, aprofundarei o tema desenvolvido por mim, relacionando alguns estilos de ensino com o desenvolvimento de capacidades motoras em um aluno com necessidades educativas especiais. Palavras-chave: Estágio Pedagógico. Ensino-aprendizagem. Planeamento. Realização. Avaliação. V ABSTRACT The Final Report of the Academic Practicum concludes the Masters in Teaching of Physical Education in Primary and Secondary Education, which belongs to the college of Sport Sciences and Physical Education of University of Coimbra. This report aims to reflect the work done throughout the current school year, about the process of teaching and learning in a 9th grade class. The teaching practice was developed in the Basic School of the 2nd and 3rd cycles and secondary Dr. Daniel de Matos, in Vila Nova de Poiares. With this internship, I intended to apply the knowledge acquired during the academic path, but also establish contact with the school reality, satisfying teaching-learning complex. In the present report, I expect to demonstrate critical analysis skills and reflect on the fundamental procedures covered throughout the school year: planning, implementation and evaluation. With it, I want to point out the initial expectations regarding the internship, difficulties felt and overcome, coping strategies, conducted learning, commitment to student learning and the ethical and professional attitude adopted. The teaching practice promotes the development of a set of personal and professional knowledge, identification and resolution of educational problems, as the teacher must be able to adapt the teaching to the needs of each student, this being the foundation for a future as a Physical Education teacher. To finish, I will build on the subject developed by me, comparing some teaching styles with the development of motor skills in a student with special educational needs.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectEnsino da educação físicapor
dc.titleRelatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola EB 2,3/S Dr. Daniel de Matos junto da turma do 9ºA no ano letivo 2014-2015por
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedYespor
dc.identifier.tid201342316-
item.grantfulltextopen-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.fulltextCom Texto completo-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.languageiso639-1pt-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCDEF - Teses de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Rel_Estg1415_Milene_Rosa.pdf430.26 kBAdobe PDFView/Open
Anexos1415_Milene_Rosa.pdf462.63 kBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

298
checked on Oct 29, 2024

Download(s)

224
checked on Oct 29, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.