Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/31190
Title: Desenvolvimento de competências de vida e os processos de autonomização em lares de infância e juventude
Authors: Sousa, Rita Emanuel Pereira de 
Orientador: Santos, Clara Cruz
Keywords: Acolhimento institucional; Autonomia individual, adolescente; Integração social, adolescente
Issue Date: 21-Oct-2015
metadata.degois.publication.title: Desenvolvimento de competências de vida e os processos de autonomização em lares de infância e juventude
metadata.degois.publication.location: Coimbra
Abstract: Em Portugal, o acolhimento institucional é a medida de colocação mais solicitada no âmbito das medidas de promoção e proteção de crianças e jovens em perigo. A institucionalização de crianças e jovens tem-se verificado como uma área de investigação recorrente no campo científico, no que refere aos fatores e efeitos subjacentes à sua prática. Distintamente, este estudo incidiu na vertente da autonomização e no desenvolvimento de competências de vida, tomando, como objeto de análise, a averiguação das competências de vida consolidadas pelos jovens em situação de acolhimento. No seguimento, estudos anteriores referem que a institucionalização está associada a um défice de competências nos jovens. Foi objetivo deste estudo, identificar e analisar as competências de vida consolidadas nos jovens institucionalizados, com idade igual ou superior a 15 anos, que vivem em Lares de Infância e Juventude, bem como conhecer as perceções dos técnicos relativamente ao processo de autonomia e desenvolvimento de competências em instituições de acolhimento. Foi privilegiada uma abordagem mista, através da aplicação do “Questionário sobre competências de vida”, do Programa Umbrella, aos jovens e da realização de entrevistas a técnicos de instituições de acolhimento. Verificámos que os jovens auto percecionam-se com fracas competências de gestão financeira, escolares e profissionais, enquanto que valorizam as suas competências pessoais e sociais. Em confronto com as narrativas dos técnicos que foram recolhidas, realçam-se as baixas competências para a autonomia dos jovens institucionalizados, bem como a dificuldade das instituições em desenvolverem um trabalho integrado nesta área.
In Portugal the institutional foster is the most requested measure of placement in the context of measures to promote and protect children and young people in danger. The institutionalization of children and youth has been found as a recurring area of research in the scientific field as far as the underlying factors and effects of its practice is concerned. Clearly this study focused on the aspect of autonomy and development of life skills, taking as object of analysis the investigation of the life skills that young people in foster situation have as consolidated. Pursuing, previous studies refer that institutionalization is associated with a deficit of skills in young people. The purpose of this study was to identify and analyse the consolidated life skills of institutionalized young people with15 years old or more living in Children’s and Youth’s home as well as knowing the technicians’ perceptions concerning the autonomy and development skills in foster institutions. A mixed approach was privileged through the application of the "Questionnaire about life skills" from the Umbrella Programme to young people and the conducting of interviews with technicians from foster institutions. We found that young people perceive themselves with weak financial management skills and academic and professional skills and have a positive perception in terms of their personal and social skills. Confronting with the narratives obtained by technicians, the low skills for autonomy of institutionalized youth are emphasized, as well as the difficulty of institutions in developing an integrated work in this area.
Au Portugal, l’accueil institutionnel est la mesure de placement la plus utilisée en tant que moyen de promotion et protection des enfants et jeunes en danger. L’institutionnalisation d’enfants et jeunes est considérée un domaine de recherche requérant du champ scientifique, en ce qui concerne les facteurs et les effets sous-jacents à sa pratique. Distinctement, cette étude s’est concentrée sur des aspects de l'autonomisation et du développement de compétences nécessaires à la vie pratique, ayant comme objet d’étude, une enquête à propos des ces mêmes compétences pratiques que les jeunes, en situation d’accueil, ont déjà consolidées. Par la suite, on observe que des études précédentes indiquent que le placement en institution est associé à un déficit de compétences de ces jeunes. L’objectif de cette étude a été d’identifier et d’analyser les compétences nécessaires à la vie pratique acquises par les jeunes institutionnalisés, âgés de 15 ans ou plus, habitant dans des Foyers pour enfants et jeunes, ainsi que connaître les avis des professionnelles concernant le processus d’autonomisation et de développement de compétences dans les établissements d’accueil. Pour cet effet, nous avons utilisé une approche mixe, comprise par la mise en place du “Questionnaire sur les compétences de la vie.”, du Programme Umbrella, aux jeunes et aussi par la réalisation de entretiens avec le personnel des institutions d’accueil. Ainsi, nous avons conclu que les jeunes se perçoivent, à eux-mêmes, ayant faibles compétences de gestion financière, scolaires et professionnelles et, d’autre part, ayant bonnes compétences personnelles et sociales. D’après les témoins des professionnels qui ont été recueillis, nous soulignons les compétences insuffisantes pour l’autonomie des jeunes institutionnalisés, autant que les difficultés des institutions pour développer un travail d’intervention dans ce domaine.
Description: Dissertação de mestrado em Intervenção Social, Inovação e Empreendedorismo, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação e à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/31190
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado

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