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https://hdl.handle.net/10316/31563
Title: | A formação da identidade cristã: o diálogo entre o epicurismo e o cristianismo primitivo tendo o amor como instrumento formativo | Authors: | Silva, Roseli Gall do Amaral da | Orientador: | Melo, José Joaquim Pereira Sá, Alexandre Guilherme Barroso de Matos Franco |
Keywords: | Educação; Transformações sociais; Epicuro; Paulo de Tarso; agápe e philía; Education; Social transformations; Epicurus; Paul of Tarsus | Issue Date: | 12-Apr-2016 | Citation: | SILVA, Roseli Gall do Amaral da - A formação da identidade cristã: o diálogo entre o epicurismo e o cristianismo primitivo tendo o amor como instrumento formativo. Coimbra : [s.n.], 2016. Tese de doutoramento. Disponível na WWW: http://hdl.handle.net/10316/31563 | Abstract: | Este trabalho tem como objetivo analisar a contribuição do diálogo entre o
cristianismo e o epicurismo para a formação da identidade cristã, particularmente
no que diz respeito ao afeto, visto ser em ambos- philía para Epicuro e agápe
para Paulo de Tarso, considerado um instrumento formativo. Para tanto, utilizarse-
ão, como fontes primárias, as Epístolas Paulinas autênticas aos I
Tessalonisseces, I e II Coríntios, Romanos, Filipenses, Filemon e em especial a
Carta aos Gálatas. E, como fonte epicurista, as Cartas a Heródoto e a Pítocles,
com ênfase na Carta a Meneceu. Questões como medo, morte, sofrimento,
liberdade, felicidade e fraternidade são discutidas em suas propostas formativas,
em uma prática pedagógica voltada para a interiorização e a organização de
comunidades fundadas na ética da igualdade. Ambos elaboraram uma proposta
pedagógica, voltada para a formação de um homem ideal no exercício da
autárkeia, no discernimento que habilita o sábio, no que diz respeito aos prazeres,
saber selecioná-los e dosá-los, garantindo-lhe, para Epicuro, viver ―como um deus
entre os homens‖ e, para Paulo de Tarso, ―refletindo deus para os homens‖. No
enfrentamento com o epicurismo, Paulo de Tarso pôde, a partir de sua principal
divergência, destacar, em sua proposta formativa, não somente uma identidade
para o cristianismo nascente, mas também uma força pedagógica, capaz de
unificar e regulamentar em torno da agápe o modelo formativo ideal para o
cristão. Propõem-se a examinar, a partir das bases materiais, as rupturas e
permanências que contribuem para a formação de modelos educacionais que
objetivam responder às transformações sociais. The contribution of dialogue between Christianity and Epicureanism for the formation of Christian identity is provided, especially with regard to affection which is the formative instrument for the two: philia to Epicurus and agápe to Paul of Tarsus. The primary sources will be the authentic Pauline Epistles, namely, 1 Thessalonians, 1 and 2 Corinthians, Romans, Philippians, Philemon and particularly the Letter to the Galatians. In the case of Epicurean sources, the Letters to Herodotus and Phythocles will be used, with special emphasis on the Letter to Menoeceus. The issues of fear, death, pain, freedom, happiness and fraternity are discussed in their formative proposals within a pedagogic practice focused on the internalization and the organization of communities rooted on the ethics of equality. The two schools elaborated a pedagogical proposal for the formation of the ideal man through autárkeia, through a discernment that makes the wise man select and distribute pleasure: in the case of Epicurus it means ―living as a god amongst men‖ and in Paul´s case ―reflecting god to man‖. In his confrontation with Epicureanism, Paul of Tarsus could highlight within the formation proposal not a mere identity with a fledging Christianity but also a pedagogical force which is capable of unifying and regulating the formative model for the Christian with agápe as its core. Disrupture and continuation that contribute towards the formation of educational models aiming at social changes will be investigated in the wake of such material bases. |
Description: | Tese de doutoramento em Educação e em Estudos Clássicos, apresentada ao Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e ao Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da Universidade Estadual de Maringá | URI: | https://hdl.handle.net/10316/31563 | Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | FLUC Secção de Estudos Clássicos - Teses de Doutoramento |
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