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https://hdl.handle.net/10316/31804
Title: | Níveis de atenção-concentração pela aplicação do programa REHACOG:estudo descritivo e exploratório com crianças e adolescentes com fragilidades atencionais | Authors: | Rocha, Graça Filipa Marques | Orientador: | Figueira, Ana Paula Couceiro | Keywords: | Atenção; Crianças; Concentração; REHACOG; Funções Executivas; Determinantes da Atenção | Issue Date: | 2015 | metadata.degois.publication.title: | Níveis de atenção-concentração pela aplicação do programa REHACOG:estudo descritivo e exploratório com crianças e adolescentes com fragilidades atencionais | metadata.degois.publication.location: | Coimbra | Abstract: | Nas últimas décadas, várias pesquisas na área da Psicologia têm
analisado informações sobre diferentes fenómenos relacionados com o
constructo da atenção. Sob esta perspetiva, a atenção pode ser classificada
tendo como base a capacidade do sujeito centrar-se num estímulo
importante, suprimindo de forma deliberada estímulos distratores num
determinado tempo (Baños & Belloch, 1995; Zillmer & Spiers, 1998) bem
como a capacidade em distribuir a atenção entre diferentes estímulos ao
mesmo tempo (Wagner, 2003).
Com o objetivo de verificar os ganhos, ao nível da atenção, face à
aplicação de alguns módulos de atenção do programa de intervenção
REHACOG (Figueira, A. P., & Paixão, R., in press), foi realizado um estudo
descritivo e exploratório com 37 crianças e adolescentes, do sexo feminino
e do sexo masculino, com idades compreendidas entre os 7 e os 17 anos,
com fragilidades atencionais. A amostra foi dividida e analisada em função
de ciclos de escolaridade (1º ciclo, 2º ciclo e 3º ciclo). Trata-se de um
estudo de pré-teste e pós-teste, com os testes da barragem de 2/3
sinais (Toulouse-Pieron, 1920) e a Versão Reduzida do Teste das
Matrizes Progressivas Coloridas de Raven: IA (Amaral, J. Rodrigues
do, 1966) após a aplicação de algumas tarefas dos módulos de atenção
do programa de intervenção REHACOG (Figueira, A. P., & Paixão, R., in
press)
Os resultados obtidos revelam algumas diferenças no que diz
respeito aos resultados da avaliação pré-teste e pós-teste, relativamente à
aplicação do programa de intervenção, nos diferentes ciclos de estudo, e
sugerem relações positivas e estatisticamente significativas entre as
variáveis de estudo. In the last decades, several studies in the field of Psychology have examined information on different occurrences related to the attention construct. On this perspective, attention can be classified based on the subject's ability to focus on a major stimulus, deliberately suppressing distractor stimuli in a given time (Baños & Belloch, 1995; Zillmer & Spiers, 1998) as well as the ability to distribute the attention between several stimuli at the same time (Wagner, 2003). In order to verify the achievements related to attention, due to the application of some attention modules of REHACOG (Figueira, A. P., & Paixão, R., in press) intervention program, we performed a descriptive and exploratory study with 37 children and adolescents, female and male, with attentional weaknesses, aged between 7 and 17 years. The sample was divided and analysed in terms of courses of studies (elementary and middle school). It is a pre-testing study, applying some attention module tasks from the REHACOG (Figueira, A. P., & Paixão, R., in press) intervention program and subsequently post-testing study, in which the evaluation relapses on the test results of Toulouse- Pieron’s 2/3 signals concentration test (1920) and the reduced version of the Matrix Scale: IA (Amaral, J. Rodrigues, 1966). The results uncover some differences regarding pre-testing evaluation results and post-testing, for the implementation of the intervention program in different courses of studies and suggest positive and statistically significant relationships between the variables. |
Description: | Dissertação de mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra | URI: | https://hdl.handle.net/10316/31804 | Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | UC - Dissertações de Mestrado FPCEUC - Teses de Mestrado |
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