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https://hdl.handle.net/10316/32232
Title: | Estratégias de estudo e de aprendizagem e comportamentos cognitivos:estudo comparativo de perfis de turmas do Ensino Básico - ensino regular vs. ensino vocacional | Authors: | Costa, Rúben Filipe Coelho Leite da | Orientador: | Figueira, Ana Paula Couceiro | Keywords: | Sistema educativo; Interesse profissional; Orientação vocacional; Ensino básico | Issue Date: | 2015 | metadata.degois.publication.title: | Estratégias de estudo e de aprendizagem e comportamentos cognitivos:estudo comparativo de perfis de turmas do Ensino Básico - ensino regular vs. ensino vocacional | metadata.degois.publication.location: | Coimbra | Abstract: | Pretende analisar-se as eventuais diferenças ao nível das estratégias de estudo e das competências cognitivas, entre alunos do ensino básico (turmas do 9º ano), em Portugal, que frequentam vias diferentes de escolarização: ensino regular e ensino vocacional.
O surgimento dos cursos vocacionais no ensino básico tem o claro objetivo de acolher alunos que manifestam constrangimentos com os estudos do ensino geral, privilegiando a aquisição de conhecimentos em disciplinas estruturantes, assim como o primeiro contacto com diferentes atividades vocacionais. No entanto, questionamos se estes alunos apresentam comportamentos cognitivos e estratégias de estudo tão díspares relativamente aos alunos do ensino regular. Afinal, os alunos que integram cursos vocacionais têm mais competências cognitivas comparativamente com um aluno do ensino regular? Por integrarem cursos vocacionais, as respetivas estratégias de estudo são mais ou menos eficazes? Tentámos, pois, perceber e analisar denominadores comuns e aspetos distintivos.
Quanto à metodologia, para a recolha de informação, recorreu-se à aplicação do Teste IA (versão reduzida das Matrizes Progressivas de Raven) e do LASSI, bem como à observação participante em contexto de sala de aula. It intends to examine some possible differences in terms of study strategies and cognitive skills among elementary school students (classes in 9th grade), in Portugal, attending different ways of education: regular education and vocational education. The emergence of vocational courses in basic education has the clear goal of welcoming students who manifest constraints to the studies of general education, focusing on the acquisition of knowledge in structural disciplines, as well as the first contact with different vocational activities. However, we question whether these students present different levels of cognitive behaviors and study strategies in comparison with students in regular education. After all, have students that integrate vocational courses more cognitive skills compared to a student's regular school? By integrating vocational courses, are the respective study strategies more or less effective? We tried, therefore, to perceive and analyze common denominators and distinctive aspects. Regarding the methodology for gathering information, the instruments that have been chosen were the IA Test (a reduced version of Raven's Progressive Matrices) and LASSI, as well as a participant observation in the classroom context. |
Description: | Dissertação de mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra | URI: | https://hdl.handle.net/10316/32232 | Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | UC - Dissertações de Mestrado FPCEUC - Teses de Mestrado |
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