Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/32414
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dc.contributor.advisorPereira, Marcelino Arménio Martins-
dc.contributor.authorTavares, Ana Patrícia Santos-
dc.date.accessioned2016-10-10T17:09:32Z-
dc.date.available2016-10-10T17:09:32Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/32414-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Psicologia (Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento), apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.por
dc.description.abstractA investigação relativamente à dislexia de desenvolvimento foca-se, maioritariamente, nos fatores neuropsicológicos e descuida os fatores de ordem afetiva e a forma como esta perturbação afeta a qualidade de vida da criança. Tentando suprir esta falha, este estudo comparativo analisa o impacto da dislexia em variáveis como a qualidade de vida, o autoconceito e as práticas parentais. Desta forma, procedemos à comparação dos resultados de 21 crianças diagnosticadas com dislexia e 21 crianças sem qualquer perturbação do neurodesenvolvimento, com idades entre os 8 e os 13 anos. O protocolo de avaliação inclui o KIDSCREEN-52 Versão Criança e Adolescente e Versão Pais, a Escala de Autoconceito de Piers-Harris 2, o Egna Minnen Bertraffande Uppfostran (EMBU) Crianças 6-12 e Pais e o Questionário de Capacidades e Dificuldades (SDQ-Por) Versão Pais. Os resultados apontam para uma qualidade de vida significativamente mais baixa nas crianças com dislexia, bem como um autoconceito, especialmente ao nível académico, significativamente inferior. Para além disso, os pais das crianças com dislexia relatam um maior número de dificuldades no reportório comportamental dos seus filhos.por
dc.description.abstractThe research regarding developmental dyslexia focus, mostly, on neuropsychological factors and neglect emotional factors and how this affects their quality of life. Trying to fill this gap, this comparative study analyzes dyslexia’s impact in variables such as quality of life, self-concept and parental practices. Thus, we compared the results of 21 children diagnosed with dyslexia and 21 children without any neurodevelopmental disorder, with ages between 8 and 13. The evaluation protocol included the KIDSCREEN-52 for Children and Young People and their Parents, the Piers-Harris Children’s Self.Concept Scale, the Egna Minnen Bertraffande Uppfostran (EMBU) Children 6-12 and Parents and the Stregths and Difficulties Questionnaire (SDQ-Por) for Parents. The results point to a significantly lower quality of life in dyslexic children, as well as a self-concept, particularly on academic achievement, significantly lower. Furthermore, parents of children with dyslexia report more difficulties on their children’s behavioral repertoire.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectDislexiapor
dc.subjectQualidade de vidapor
dc.subjectAutoconceitopor
dc.subjectPráticas parentaispor
dc.titleCrianças com dislexia:qualidade de vida e caracterização socioafetivapor
dc.typemasterThesispor
degois.publication.locationCoimbrapor
degois.publication.titleCrianças com dislexia: qualidade de vida e caracterização socioafetivapor
dc.peerreviewedYespor
dc.identifier.tid201445719-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.languageiso639-1pt-
item.fulltextCom Texto completo-
item.grantfulltextopen-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
crisitem.advisor.researchunitCenter for Research in Neuropsychology and Cognitive Behavioral Intervention (CINEICC)-
crisitem.advisor.parentresearchunitFaculty of Psychology and Educational Sciences-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-1468-2124-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado
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