Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/32885
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dc.contributor.advisorCoelho, Arnaldo Fernandes de Matos-
dc.contributor.authorRoque, Vítor Hugo Marin-
dc.date.accessioned2016-11-15T14:31:15Z-
dc.date.available2016-11-15T14:31:15Z-
dc.date.issued2016-09-29-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/32885-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Marketing, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Arnaldo Fernandes de Matos Coelho.por
dc.description.abstractA razão tradicional para que se aposte em eventos é os benefícios económicos que podem retirar a curto prazo (Dimanche,2008). No entanto as tendências mudam e como já indicava Mules e Faulkner (1996), os eventos não se traduzem única e necessariamente em benefícios económicos, pode-se tornar mais fácil para os destinos recolher benefícios de imagem e branding. Também segundo Dimanche (2002), um dos percussores deste tema, para lá dos benefícios económicos, os eventos podem ser preparados para ajudar a melhorar e a posicionar a imagem do destino. Com este estudo pretendemos dar alternativas à utilidade singular de um evento virada para a parte económica e dar opções ao destino para que pratiquem um turismo sustentável e uma comunicação centrada com os atributos do destino. Com investigação estabelecemos o consumer based brand equity (CBBE) do evento como variável principal e decidimos estudar os seus antecedentes (imagem do evento, experiência e satisfação) e consequentes (imagem do destino, intenção de revisitar e intenção de recomendar), para tal em parceria com o NOS Primavera Sound e com o NOS ALIVE efetuamos um questionário para cerca de 329 pessoas que estavam naquele momento a frequentar o evento, portanto a recolha de dados ocorreu no terreno. Utilizou-se um modelo de equações estruturais para analisar os dados deste estudo, sendo que os resultados nos mostraram que realmente um evento pode influenciar a imagem de destino e se a opinião for positiva, pode funcionar como efeito de dominó, afetando também as intenções de revisitar e de recomendar. As conclusões deste estudo podem fornecer estratégias válidas aos organizadores de eventos, marketeers e responsáveis pelos destinos, fazendo com que entendam estas transferências de imagens, entre os eventos e os locais onde são realizados, ficando mais perto de perceber as ferramentas que têm em mãos para promover, posicionar e fazer a estratégia de branding de um destino.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherFEUCpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectBrandingpor
dc.subjectImagem do eventopor
dc.subjectCBBEpor
dc.subjectExperiênciapor
dc.subjectSatisfaçãopor
dc.subjectImagem do destinopor
dc.subjectIntenção de revisitar e intenção de recomendar (word of mouth).por
dc.titleA importância do consumer based brand equity de um evento para o branding do destinopor
dc.typemasterThesispor
degois.publication.locationCoimbrapor
degois.publication.titleA importância do consumer based brand equity de um evento para o branding do destinopor
dc.peerreviewedyespor
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociaispor
thesis.degree.grantor00500::Universidade de Coimbrapor
thesis.degree.nameMestrado em Marketingpor
item.fulltextCom Texto completo-
item.grantfulltextopen-
item.languageiso639-1pt-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairetypemasterThesis-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
crisitem.advisor.researchunitCeBER – Centre for Business and Economics Research-
crisitem.advisor.orcid0000-0003-4345-1349-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado
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