Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/32887
Title: | A viagem poética como pedagogia : travesías da Escola de Arquitectura e Desenho de Valparaíso | Authors: | Sobreira, Patrícia Santos | Orientador: | Pousada, Pedro | Keywords: | Escola de Arquitectura e Desenho de Valparaíso; Arquitectura, ensino, Chile | Issue Date: | Jul-2016 | Abstract: | Arquitectura aprende-se viajando, conhecendo e vivendo o mundo. Arquitectura vive-se construindo, integrando-se o arquitecto e a sua obra na cidade.
A Escola de Arquitectura e Desenho, PUCV, no Chile, apresenta-nos uma pedagogia radical, dotada de uma sensibilidade poética muito específica. Uma das particularidades desta Escola tão especial é a experiência das suas «Travesías», viagens poéticas arquitectónicas, em toda a América Latina, que permitem ao aluno concretizar todos os ideais desta Escola, numa experiência que partilha vida, trabalho e estudo.
Esta Dissertação pretende dar a conhecer o método de ensino experimental desta Escola, que vive a arquitectura a partir do acto poético, com especial enfoco nas viagens realizadas, que resumem a pedagogia da Escola de uma forma prática e real, investigando a percepção que o aluno tem da arquitectura enquanto actividade eminentemente cultural.
Ideologicamente, averiguar-se-á como é que estas viagens contribuem no sentido teórico e prático para a construção desta ideia de Escola, procurando a especificidade pedagógica desta experiência, aqui transformada em método de ensino. Em suma, pretende-se examinar a correlação entre as Travesías e o conceito lato da Escola de Valparaíso; a correspondência entre as diversas valências desta prática instrumental e forma de projectar do aluno, evidenciando o valor da Obra realizada por si. Numa extensão mais abrangente e de índole pessoal, indagar-se-á igualmente as influências desta experiência na sua própria vida, como aluno, como arquitecto, como pessoa, descobrindo o valor da descoberta a partir da Viagem em Arquitectura. Architecture is learnt by travelling, knowing and living the world. Architecture is lived by building, integrating the architect and his/her work in the city. The School of Architecture and Design, in Chile, introduces a radical pedagogy, given that it has a very specific poetic sensitivity. One of the features of this singular School is the experience of its “Travesías” (crossing), architectonic poetic journeys, throughout Latin America, which allow the student to materialize all the School’s ideals, in an experience that shares life, work and study. This Thesis intends to introduce the School’s experimental teaching method, which understands architecture from the poetic act, giving special highlight to the journeys undertaken since they summarize the School’s pedagogy from a real and practical point of view. They look into the student’s perception of architecture as a dominant cultural activity. Ideologically, an analysis will be done on how these trips contribute in a practical and theoretical sense for the construction of this idea of School, searching for the pedagogic specificity of this experience, which becomes method here. To sum up, the thesis pretends to study the correlation between “Travesías” and the broad concept of Valparaíso School; the correspondence between the different views of this instrumental practice and the way the students’ design will be established, showing the value of their Works. In a larger and personal extension, the influence of this experience on life itself will be investigated as well, as a student, as an architect, as a person, unfolding the value of the discovery from a Journey in Architecture. |
Description: | Dissertação de Mestrado Integrado em Arquitectura, apresentada ao Departamento de Arquitectura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra | URI: | https://hdl.handle.net/10316/32887 | Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | UC - Dissertações de Mestrado FCTUC Arquitectura - Teses de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TESE DIGITAL-PATRÍCIA SOBREIRA.pdf | 40.8 MB | Adobe PDF | View/Open |
Page view(s) 20
817
checked on Oct 29, 2024
Download(s) 20
1,327
checked on Oct 29, 2024
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.