Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/32909
Title: I can not drive : desafios da mobilidade urbana
Authors: Cortez, Ana Margarida Mendes Escada de Oliveira 
Orientador: Lousa, António
Keywords: Mobilidade urbana
Issue Date: Jun-2016
Abstract: Face a uma realidade urbana atual que revela graves problemas de mobilidade, congestionamento de trânsito e elevada poluição, e assumindo que nós enquanto arquitetos devemos pensar em soluções que resolvam os problemas da cidade contemporânea, com a presente dissertação propõe-se um novo sistema de mobilidade urbana, em que o automóvel particular é abandonado em detrimento de uma solução de transporte individual de uso coletivo. Esta solução, que pode ser considerada uma utopia urbana, é alicerçada pela evolução do conhecimento tecnológico atual e propõe uma mudança radical na forma como encaramos o automóvel e na experiência de condução. Aplicável a cidades existentes, este novo sistema, denominado Grab and Go, vem permitir um resgate da qualidade de vida, pela regulação do trânsito, pela diminuição da poluição e por uma requalificação do espaço público. Trata-se de um modelo sustentável, que garante o bem-estar das gerações futuras, e que é socialmente inclusivo, por ser acessível a todos, independentemente da idade ou condicionamentos físicos.
Given a current urban reality that reveals serious mobility problems, traffic congestion and high pollution, and assuming that we as architects must think of solutions that solve the problems of the contemporary city, with this thesis it is proposed a new urban mobility system, where the private car is abandoned to the detriment of an individual transportation solution for collective use. This solution, which can be considered an urban utopia, is underpinned by the evolution of the current technological knowledge and proposes a radical change in the way we view the car and driving experience. Applicable to existing cities, this new system, called Grab and Go, allows a rescue of the quality of life by regulating the traffic, by reducing pollution and requalification of public space. This is a sustainable model that ensures the well-being of future generations, and it is socially inclusive, because it is accessible to all, regardless of age or physical constraints.
Description: Dissertação de Mestrado Integrado em Arquitectura, apresentada ao Departamento de Arquitectura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/32909
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCTUC Arquitectura - Teses de Mestrado

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