Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/32934
Title: The role of dyadic coping in the individual and dyadic adjustment during the transition to parenthood
Authors: Barbosa, Rosa Margarida Correia 
Orientador: Pereira, Marco Daniel de Almeida
Canavarro, Maria Cristina
Keywords: Ansiedade; Depressão; Ajustamento diádico; Coping diádico; Transição para a parentalidade; Anxiety; Depression; Dyadic adjustment; Dyadic coping; Transition to parenthood
Issue Date: 2016
metadata.degois.publication.title: The role of dyadic coping in the individual and dyadic adjustment during the transition to parenthood
metadata.degois.publication.location: Coimbra
Abstract: Considerada uma fonte de stresse, a transição para a parentalidade é um período na vida do casal que requer múltiplas mudanças e ajustamentos, tanto a nível individual como conjugal. Cada membro do casal tem de lidar com o stresse do outro (stresse diádico) e, em conjunto, encontrar estratégias de coping que os permitam lidar eficazmente com esse mesmo stresse. O objetivo deste estudo consistiu em avaliar o papel do coping diádico na associação entre variáveis de ajustamento individual (sintomas de depressão, ansiedade e qualidade de vida) e conjugal (ajustamento diádico) na transição para a parentalidade. A análise do papel mediador do coping diádico e dos efeitos recíprocos entre os elementos do casal representam a contribuição inovadora do presente estudo, nomeadamente no contexto da transição para a parentalidade. A amostra deste estudo transversal foi composta por 386 participan-tes (193 casais) recrutados durante o segundo trimestre de gravidez na consulta externa do Serviço de Obstetrícia A (Maternidade Doutor Daniel de Matos) do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC, EPE). Os casais completaram instrumentos de autorresposta que avaliaram sintomato-logia depressiva (Escala de Depressão Pós-Natal de Edinburgh), sintomato-logia ansiosa (Escala de Ansiedade e Depressão Hospitalar), qualidade de vida (EUROHIS-QOL-8), ajustamento diádico (Escala de Ajustamento Diádico – Revista) e coping diádico (Inventário de Coping Diádico). Os resultados mostraram que as mães, comparativamente aos pais, reportaram piores níveis de ajustamento individual, mas valores semelhantes de ajustamento diádico. Para mães e pais, o coping diádico associou-se posi-tiva e significativamente ao ajustamento diádico, sendo as associações mais fortes do que com os indicadores de ajustamento individual. Nos modelos de mediação, verificou-se que o coping diádico foi um mediador significativo na associação entre ajustamento individual e diádico. Em termos globais, o coping diádico do parceiro percebido pela mãe, o coping diádico do próprio reportado do pai e o coping diádico conjunto foram os mediadores que se revelaram significativos dos modelos de ambos os membros do casal. Os resultados deste estudo relevam a importância de desenvolver modelos de intervenção direcionados para a transição para a parentalidade que envolvam a participação de ambos os membros do casal. Especial foco deverá ser dado à melhoria da comunicação das necessidades por parte da mãe e à psicoeducação do pai relativamente às mesmas, deste modo promo-vendo estratégias de resposta mais eficazes e adequadas, nomeadamente no sentido da resolução de problemas a dois (por exemplo, desenvolvendo estratégias de coping diádico conjunto). O objetivo desta intervenção seria melhorar o impacto das fontes de stresse diário para ambos os membros do casal, promovendo o melhor ajustamento individual e diádico.
Considered an event that can be a source of stress, the transition to parenthood is a period in the couples’ lives that requires multiple changes and adjustments, both at individual and relational levels. Each partner needs to deal with his/her own and partner’s stress (dyadic stress) and, together, to find joint coping strategies to overcome it successfully. The aim of this study was to examine the role of dyadic coping in the association between individual (depression, anxiety and quality of life) and relational (dyadic adjustment) adjustment of couples during the transition to parenthood. The analysis of the mediating role of dyadic coping and of cross-partner effects is a novel contribution of this study, particularly in the context of the transition to parenthood. The sample of this cross-sectional study comprised 386 participants (193 couples) recruited during the second trimester of pregnancy at the obstetrics appointments of the Obstetrics Service A (Maternity Daniel de Matos) from the Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC, EPE). Couples completed self-report questionnaires of depressive symptoms (Edinburgh Post-Natal Depression Scale), anxiety symptoms (Hospital Anxiety and Depression Scale), quality of life (EUROHIS-QOL-8), dyadic adjustment (Revised Dyadic Adjustment Scale), and dyadic coping (Dyadic Coping Inventory). The results of this study showed that mothers, in comparison with fathers, reported lower levels of individual adjustment, but similar levels of dyadic adjustment. For both mothers and fathers, dyadic coping was positive and significantly associated with dyadic adjustment; these associations were stronger than those observed with the indicators of individual adjustment. In the mediation models, results indicated that dyadic coping was a significant mediator in the association between individual and dyadic adjustment. In general, mothers’ reports of dyadic coping by the partner, fathers’ reports of dyadic coping by the self and joint dyadic coping were significant mediators on both partners’ models. The results of this study underline the importance of developing intervention models targeted to the period of transition to parenthood, and involving both partners. Special attention must be given to the improvement of mothers’ communication of her needs as well as the promotion of fathers’ psychoeducation about those needs, therefore promoting more effective and adequate response strategies, such as dyadic problem-solving (for example, developing joint dyadic coping strategies). The aim of these interventions would be to ameliorate the impact of daily stressors for both partners and therefore promote better individual and dyadic adjustment.
Description: Dissertação de mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde (Intervenções Cognitivo-Comportamentais nas Perturbações Psicológicas da Saúde) apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/32934
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado

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