Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/33019
Title: YouTube : um estudo sobre a influência, a decisão de compra
Authors: Correia, Mayra Rios de Figueiredo 
Orientador: Melo, Manuel Paulo de Albuquerque
Keywords: YouTube; Comportamento do consumidor; Intenção de compra; Publicidade online; Mídias sociais
Issue Date: 30-Sep-2016
Publisher: FEUC
metadata.degois.publication.title: YouTube : um estudo sobre a influência, a decisão de compra
metadata.degois.publication.location: Coimbra
Abstract: Na atualidade as mídias sociais exibem um crescimento substancial a cada ano, notadamente no caso deste estudo, a mídia audiovisual, por meio da plataforma do YouTube. Essa mídia vêm tornando-se relevante para o mercado por trazerem competitividade relacionada as mídias audivisuais tradicionais para os consumidores. Os canais do YouTube vêm apresentando uma diversidade de conteúdos, que podem agradar a qualquer tipo de usuário. Desse modo, a dinâmica empregada nesses canais, onde uma pessoa fala para o telespectador por meio da câmera, mas onde é possível obter um retorno dos mesmos, por meio dos comentários, possibilita uma interação entre o emissor e o receptor de conteúdos. Essa ferramenta vem sendo amplamente utilizada para divulgação de produtos. Neste sentido, foi realizada uma pesquisa com o objetivo de verificar as influências para a intenção de compra e efetivação da compra quando da indicação de produtos nos canais do YouTube, onde foram inqueridas 175 pessoas da comunidade lusófona, específicamente Portugueses e Brasileiros. A relevância da investigação está no fato de que a mesma agregar valor no âmbito acadêmico e empresarial, identificando a efetividade das publicidades em canais do YouTube. Os resultados indicaram que a utilização da plataforma do YouTube para pesquisa de produtos e as indicações realizadas nos canais do YouTube influenciam positivamente a intenção de compra dos utilizados, assim como utilização da plataforma do YouTube para pesquisa de produtos, a frequência de acesso ao YouTube e a interação nos canais do YouTube influenciam positivamente a efetivação de compra dos produtos indicados.
Description: Dissertação de mestrado em Marketing, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Paulo Melo.
URI: https://hdl.handle.net/10316/33019
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

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