Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/33693
Title: O ábaco e as pavimentações: duas atividades de Matemática na sala de aula
Authors: Martins, Susana Maria Sintra Sinfrónio 
Orientador: Simões, Carlota Isabel Leitão Pires
Keywords: Ábaco; Pavimentações; Operações aritméticas; Transformações geométricas; Abacus; Tessellations; Arithmetic operations; Geometric transformations
Issue Date: 24-Sep-2014
metadata.degois.publication.title: O ábaco e as pavimentações: duas atividades de Matemática na sala de aula
metadata.degois.publication.location: Coimbra
Abstract: Este relatório analisa duas abordagens pedagógicas a conteúdos matemáticos realizadas em sala de aula. Na primeira abordagem, que visava colmatar dificuldades em operações aritméticas básicas, foi utilizado o ábaco como instrumento de cálculo, o que permitiu a interação entre alunos do 5º ano e do 11º ano de escolaridade. Sob supervisão da professora, os alunos mais velhos construíram os ábacos e colaboraram na aprendizagem dos seus colegas mais jovens auxiliando-os em operações de adição e subtração com os ábacos. Na segunda abordagem, que visava relacionar a matemática com as artes visuais, foi solicitada aos alunos do 10.º ano de escolaridade do Curso de Artes Visuais uma pesquisa sobre pavimentações e uma posterior apresentação da mesma em sala de aula. Na primeira parte deste relatório, após o enquadramento histórico e teórico da utilização do ábaco em operações aritméticas básicas, relatam-se as atividades práticas realizadas pelos alunos, na segunda parte, depois do enquadramento teórico, descreve-se a pesquisa realizada pelos alunos acerca das pavimentações, e, por fim, apresentam-se as conclusões desta investigação. Esta investigação permite concluir que a utilização de metodologias direcionadas aos interesses dos alunos e a participação dos alunos na aquisição de conhecimentos proporcionam uma melhoria da aprendizagem e do desempenho dos alunos.
This report examines two pedagogical approaches to mathematical contents held in the classroom. The first approach, which aimed to overcome difficulties in basic arithmetic operations, the abacus was used as a calculator tool, which allowed interaction between students of the 5th and 11th grade. Under the supervision of a teacher, older students built the abacuses and collaborated with their younger colleagues, assisting them in addition and subtraction calculus with abacus, which allowed them to cooperate in the learning process. In a second approach, which aimed to relate mathematics to the visual arts, it was asked to the students of the 10th grade of the Visual Arts Study Course to do a research on pavements and afterwards to present their study and conclusions in the classroom. In the first part of this report, after the historical and theoretical framework for the use of the abacus in basic arithmetic operations, there are reported the practical activities developed by students, in the second part, after the theoretical framework, it is described the research conducted by students about tessellations and lastly the conclusions of this research are presented. This research shows that the use of methodologies directed to the interests of students and the student’s participation in the acquisition of knowledge provide an improvement on learning and the student’s achievement.
Description: Relatório de estágio do Mestrado em Ensino de Matemática no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Secundário apresentado à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/33693
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCTUC Matemática - Teses de Mestrado

Files in This Item:
Show full item record

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.