Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/35575
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dc.contributor.advisorMachado, Fernando Jorge Penousal Martins-
dc.contributor.advisorBicker, João Manuel Frade Belo-
dc.contributor.authorCunha, João Miguel Andrade Proença da-
dc.date.accessioned2017-01-13T12:17:02Z-
dc.date.available2017-01-13T12:17:02Z-
dc.date.issued2013-09-10por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/35575-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Design e Multimédia apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbrapor
dc.description.abstractO número de pessoas que desenha tipos de letra aumentou, drasticamente, nos últimos 20 anos. A revolução digital fez com que praticamente todas as pessoas com acesso a um computador pudessem desenhar tipos de letra. No entanto, nem todos funcionam como um tipo de letra deve realmente funcionar: como um conjunto de elementos com atributos em comum. É sobre este tema que esta dissertação se foca: a identificação das características que fazem com que um tipo de letra funcione como um todo e não apenas como vários caracteres. Em primeira instância, é feito um estudo com o objectivo de entender melhor a razão de existência desta relação entre as diferentes letras e também de perceber o que já foi feito acerca deste assunto. A informação obtida nessa primeira fase de pesquisa bibliográfica é completada com dados recolhidos numa série de entrevistas a designers de tipos—Artur Schmal, Bas Jacobs (Underware), Dino dos Santos (DSType), Joana Correia, Paul van der Laan (Bold Monday), Ricardo Santos (Vanarchiv) e o atelier Carvalho Bernau formado por Susana Carvalho e Kai Bernau. Nestas entrevistas pretendeu-se perceber como trabalham; isto é, obter informação acerca das etapas nas quais se divide o seu processo de desenho, as normas/princípios que seguem para atingir a grande qualidade que caracteriza o seu trabalho e, consequentemente, descobrir como conseguem que os seus tipos de letra sejam compostos por caracteres que se encontram em total consonância. Uma terceira etapa consiste na análise aos diferentes caracteres de um tipo de letra, de forma a tentar identificar padrões de construção, completando assim os conhecimentos adquiridos nas duas fases anteriores—pesquisa e entrevistas. Elaboramos também alguns princípios que são aplicados no desenvolvimento de um tipo de letra de texto. Por último, é feita uma exploração prática com base nos conhecimentos adquiridos. Esta consiste na implementação de uma aplicação que tem como objectivo facilitar o trabalho dos designers de tipos. Nesta aplicação o utilizador começa por introduzir glifos que já tenha desenhado. Ao seleccionar e identificar neles certas partes, são automaticamente gerados os caracteres que têm partes semelhantes às identificadas. Desta forma é reduzido o tempo utilizado numa primeira fase de desenho de caracteres.por
dc.description.abstractThe number of people who design typefaces has increased drastically in the last twenty years. The digital revolution made it possible for anyone with access to a computer to design typefaces. However, not all typefaces work as they should: as a group of characters with shared attributes. This is the subject of this dissertation: to identify the characteristics that make a typeface work as a whole. First of all, research is done to fully understand the reason for the existence of these relationships between letters and also to be aware of what has already been written about this subject. The information obtained in the research stage is further increased by conducting several interviews to type designers — Artur Schmal, Bas Jacobs (Underware), Dino dos Santos (DSType), Joana Correia, Paul van der Laan (Bold Monday), Ricardo Santos (Vanarchiv), Susana Carvalho (Carvalho Bernau) and Kai Bernau (Carvalho Bernau). The goal of these interviews was to fully understand the way type designers work: their work process and the rules followed when designing a typeface. The third part of the dissertation consists in the analysis of all the characters of a typeface in order to try to identify patterns in their construction. This fills the remaining gaps of the information acquired in the previous stages. In this part some “rules followed in the design of a text typeface are also written down. Finally, the conclusions reached are applied in the development of an application. The main purpose of it is to make the designing process easier. In it, the user starts by introducing glyphs already drawn. Then he proceeds to identify parts of them which are then applied to the construction of the letters which have similar parts. This aims to reduce the time spent in an early stage of the design of a typeface.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectDesign Gráficopor
dc.subjectDesign de tipospor
dc.subjectTipografiapor
dc.subjectRelações entre caracterespor
dc.subjectRegras de Construção e Construção tipográfica digitalpor
dc.titleDissertação sobre relações anatómicas entre caracteres de um tipo de letrapor
dc.typemasterThesispor
degois.publication.locationCoimbrapor
degois.publication.titleDissertação sobre relações anatómicas entre caracteres de um tipo de letrapor
dc.identifier.tid201539250por
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbrapor
thesis.degree.nameMestrado em Design e Multimédia-
uc.degree.grantorUnit0501 - Faculdade de Ciências e Tecnologiapor
item.grantfulltextopen-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.fulltextCom Texto completo-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.languageiso639-1pt-
crisitem.advisor.researchunitCISUC - Centre for Informatics and Systems of the University of Coimbra-
crisitem.advisor.parentresearchunitFaculty of Sciences and Technology-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-6308-6484-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCTUC Eng.Informática - Teses de Mestrado
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