Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/35792
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dc.contributor.advisorLeitão, José Augusto Simões Gonçalves-
dc.contributor.authorPereira, Cátia Sofia dos Vais-
dc.date.accessioned2017-01-16T14:44:39Z-
dc.date.available2017-01-16T14:44:39Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/35792-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde (Psicogerontologia Clínica), apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbrapor
dc.description.abstractEste estudo teve como objetivo caracterizar o efeito do envelhecimento sobre a compreensão e produção de linguagem escrita, ao nível do processamento de palavras isoladas, morfologicamente simples e morfologicamente complexas. Desta forma, comparou-se o desempenho de dois grupos etários (n = 60), um integrando indivíduos com idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos (n = 30) e outro incluindo indivíduos com idades compreendidas entre os 60 e 75 anos (n = 30), através de quatro tarefas de compreensão e quatro tarefas de produção linguística. De acordo com os nossos resultados, na comparação de adultos jovens e idosos, verificou-se que o grupo de idosos apresentou um desempenho inferior no que diz respeito ao desempenho na produção e compreensão, sendo este mais marcado no perfil de desempenho de produção. Para além disso, a diferença observada entre os grupos envolve principalmente as provas de processamento lexical. Verificamos também maiores efeitos do envelhecimento nos itens das categorias em que o fortalecimento das conexões foi menos favorecido. Por fim, os itens para os quais a resposta correta é “sim”, apresentam efeitos do envelhecimento reduzidos e os itens para os quais a resposta correta é “não” o efeito apresenta-se ampliado, contribuindo assim para a diferença observada tanto na compreensão como na produção, sendo este independente do nível de processamento sondado pela prova.por
dc.description.abstractThis study aimed to characterize the aging effect in the comprehension and production of written language, level of processing of single, simple and morphologically complex words. This way we are comparing the performance of two age groups (n = 60) - one composed by individuals with ages ranging from 18 to 30 years old (n = 30) and another with ages ranging from 60 to 75 years old (n = 30), through four tasks comprehension and four linguistic production tasks. According to our results, the comparison of young adults and elderly paptients, it was found that the elderly group showed inferior performance with regard to the performance in the production and comprehension, this being more marked on production performance profile. In addition, the difference observed between the groups mainly involves lexical processing evidence. We also observed greater effects of aging on the items of the categories in which the strengthening of connections was less favored. Finally, the items for which the correct answer is “yes”, have aging effects reduced and items for which the correct answer is “no” the effect appear expanded, thus contributing to the observed difference in both understanding as in the production, this being independent of the level of processing probed by test.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectCompreensão da linguagempor
dc.subjectProdução da linguagempor
dc.subjectProcessamento linguísticopor
dc.subjectEnvelhecimentopor
dc.subjectViés de Aquiescênciapor
dc.subjectHipótese do Défice de Transmissãopor
dc.titleEnvelhecimento na compreensão e na produção da linguagem escrita: mudanças na linguagem ou nas estratégias de resposta em situações de avaliação?por
dc.typemasterThesispor
degois.publication.locationCoimbrapor
degois.publication.titleEnvelhecimento na compreensão e na produção da linguagem escrita: mudanças na linguagem ou nas estratégias de resposta em situações de avaliação?por
dc.peerreviewedyespor
thesis.degree.grantor00500::Universidade de Coimbrapor
item.grantfulltextopen-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.fulltextCom Texto completo-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.languageiso639-1pt-
crisitem.advisor.researchunitCenter for Research in Neuropsychology and Cognitive Behavioral Intervention (CINEICC)-
crisitem.advisor.parentresearchunitFaculty of Psychology and Educational Sciences-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-9099-1981-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado
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