Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/36657
Title: Representações sociais da escola por pais e desempenho escolar dos alunos, em contextos de diferentes níveis de violência
Authors: Neta, Natércia de Andrade Lopes 
Orientador: Bidarra, Maria da Graça Amaro
Figueira, Ana Paula Mendes Correia Couceiro
Keywords: Representações sociais; contextos de violência; pais de alunos; desempenho escolar; ENEM
Issue Date: 17-Jul-2017
metadata.degois.publication.location: Coimbra
Abstract: Desde a década de 60, estudos como os Relatórios Plowden (1967) e Coleman (1968) mostram a existência de uma clara relação entre origem social e sucesso escolar. Atitudes dos pais, handicaps culturais e aculturação são alguns fatores que têm sido aventados como justificativos do fracasso escolar (Benavente, 1976; Bourdieu & Passeron, 1964; Dubet, Duru-Bellat & Vérétout, 2012; Gilly, 1989; Kulm, 1980; Valentim, 1997). Por sua vez, vários estudos apontam para a influência do meio envolvente e suas características no comportamento e rendimento escolar dos alunos (Davies et al., 1993; Henderson, 1987; Lahire, 2004; Laurens, 1992; Marques, 1999; Soares, 2004; Terrail, 1990; Villas-Boas, 2000) e Lopes Neta (2013) conclui que escolas inseridas em contextos sociais marcados pela violência possuem baixo desempenho. Considerando, como Ribeiro e Marques (2010, p. 82), que cada escola reflete uma cultura própria e esta cultura “depende das pessoas que a integram” e das suas origens, admitimos que existem diferentes representações sociais (RS) da escola por parte dos pais, em função dos contextos sociais de origem e que estes contextos influenciam o desempenho escolar dos filhos. Mais concretamente, a hipótese que levantamos é de que a representação social que os pais têm da escola está relacionada com o desempenho escolar dos filhos. Assim sendo, em contextos de diferentes níveis de violência, esta atuará menos desfavoravelmente no desempenho escolar dos alunos quando os pais veem na escola uma saída para a situação lastimável em que se encontram, e não contribui para o êxito escolar quando os pais, diante de uma situação degradante, não conseguem enxergar na escola um mecanismo de libertação. O objetivo da presente investigação consiste em analisar as RS de Escola por pais de alunos, estudantes da rede pública de Maceió, que residem em bairros com graus distintos de violência, e suas relações com o nível de desempenho escolar, aferido pelo Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Desenvolvemos esta pesquisa com 405 pais de alunos da 3ª série da Educação Básica que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), sendo que 190 pais eram de bairros considerados violentos e 215 de bairros com menores índices de violência. Foram recolhidos dados em 13 escolas localizadas em 9 bairros distintos. Foram realizadas pesquisas documentais nas Secretarias de Defesa Social, Assistência Social, Planeamento e de Educação, e recolhidos dados através de questionários de associação livre e sociodemográfico para traçarmos o perfil dos pais e grupo focal. Para a análise dos dados usámos os software Excel, SPSS e Trideux – (que gera o plano fatorial de correspondência) – e a técnica de análise de discurso, através do Modelo da Estratégia Argumentativa, de Castro e Frant (2011).Os participantes da investigação são pais de alunos finalistas do ensino médio e que prestaram o exame nacional. Os principais resultados encontrados revelam-nos que para além da relação entre nível de violência no bairro e desempenho escolar dos alunos, existe relação entre o nível de violência do bairro e ausência de carência de professores. Revelam-nos ainda que existe relação entre as representações da escola pelos pais e desempenho escolar dos filhos. Quando os pais representam a escola como um espaço que vai conferir futuro aos filhos, independentemente do tipo de bairro em que a escola está inserida, os filhos conseguem ter melhores resultados académicos. Através do Modelo da Estratégia Argumentativa (MEA), percebemos que na escola situada no bairro menos violento da pesquisa e em que os alunos tiveram notas baixas no Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM), os pais culpam os filhos pelo baixo desempenho. Para estes pais a violência na escola é culpa dos outros pais que não educam os seus filhos. A metáfora “marginal é marginal” utilizada pelos pais desta escola demonstra que eles não percebem que a escola pode mudar o perfil dos seus filhos, nem eles mesmos se veem como instrumentos de mudança nesse sentido. Os pais da única escola situada em bairro violento com notas altas entendem que cabe à escola a escolarização dos filhos, mas a educação cabe a cada pai, reconhecendo que existe violência na escola e que esta precisa de disciplina para ser um ambiente propício para aprendizagem.
Since the 1960s, studies such as the Plowden (1967) and Coleman (1968) reports show the existence of a clear relationship between social origin and school success. Attitudes of parents, cultural handicaps and acculturation are some of the factors that have been suggested as justifications for school failure (Benavente, 1976; Bourdieu & Passeron, 1964; Dubet, Duru-Bellat & Vérétout, 2012; Gilly, 1989; Kulm, 1980, 1997). In turn, several studies point to the influence of the environment and its characteristics on students' behavior and performance (Davies et al., 1993; Terrail, 1990; Villas-Boas, 2000) and, Lopes Neta (2013) concludes that schools inserted in social contexts marked by violence have poor performance. Considering, as Ribeiro and Marques (2010, p. 82), that each school reflects its own culture and this culture "depends on the people who integrate it" and its origins, we admit that there are different social representations of the parents, according to the social contexts of origin and that these contexts influence the children's school performance. More specifically, the hypothesis we raise is that the social representation that the father has of the school will influence the child in his school performance. The social context of violence favors school performance when parents see in school a way out of the unfortunate situation they are in, and it does not contribute to school success when parents face a degrading situation, they cannot see in school a mechanism of liberation. The objective of this project is to analyze the social representation of school by parents of students, students of the public network of Maceió, who live in neighborhoods with different degrees of violence, and their relationships with the level of school performance, as measured by the National Examination of Education Medium. We developed this research with 405 parents of 3rd grade students of Basic Education who did the National High School Examination (ENEM), of which 190 parents were from neighborhoods considered violent and 215 from neighborhoods with lower rates of violence. Data were collected from 13 schools located in 9 different neighborhoods. Documental research was carried out in the Secretariats of Social Defense, Social Assistance, Planning and Education, and data were collected through free association and socio-demographic questionnaires to trace the parents' profile and focus group. For the analysis of the data, we used the Excel, SPSS and Trideux software - (which generates the factorial matching plan) - and the discourse analysis technique, through Castro and Frant's (2011) Argumentative Strategy Model. Parents of high school finalist students who have taken the National Examination of Education Medium. The main results show that in addition to the relationship between the level of violence in the neighborhood and the students 'school performance, there is a relationship between the level of violence in the neighborhood and absence of teachers' lack of education. They also reveal that there is a relationship between the school's representations by the parents and the children's school performance. When parents represent the school as a space that will give their children a future, regardless of the type of neighborhood in which the school is located, children can achieve better academic results. Through the Argumentative Strategy Model (MEA), we find that in the school located in the less violent neighborhood of the research and in which the students had low scores in the National High School Examination (ENEM), parents blame their children for their poor performance. For these parents, violence at school is the fault of other parents who do not raise their children. The "marginal marginal" metaphor used by the parents of this school demonstrates that they do not realize that the school can change the profile of their children, nor do they themselves see themselves as instruments of change in this regard. The parents of the only school in a violent neighborhood with high grades understand that it is up to the school to school their children, but education is up to each parent, recognizing that there is violence in the school and that school needs discipline to be a conducive environment for learning.
URI: https://hdl.handle.net/10316/36657
Rights: embargoedAccess
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