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https://hdl.handle.net/10316/36970
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Viegas, Domingos Xavier | - |
dc.contributor.advisor | Oliveira, Ricardo Filipe Silva de | - |
dc.contributor.author | Monteiro, Nuno Filipe Ladeiro | - |
dc.date.accessioned | 2017-03-07T16:23:24Z | - |
dc.date.available | 2017-03-07T16:23:24Z | - |
dc.date.issued | 2016-09 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10316/36970 | - |
dc.description.abstract | O fogo é essencial para o equilíbrio dos ecossistemas florestais. No entanto, devido a alterações ocorridas nos regimes de fogo os incêndios florestais tornaram-se nas últimas décadas um problema em diversas regiões do globo, nomeadamente Portugal. A integridade e a segurança dos bombeiros são, atualmente, temas de extrema importância e de investigação. Os incêndios são uma realidade incontornável à escala mundial e local que muito tem vindo a marcar a vida das populações e dos agentes de prevenção e combate a fogos. Importa aqui sublinhar que este problema comporta consequências prejudiciais a nível ambiental mas também a nível pessoal, como perda de bens e valores materiais, danos físicos e psicológicos e até a possibilidade de morte. Nesta dissertação realizaram-se alguns testes em simulacro de incêndio dando a conhecer de uma maneira mais aprofundada o veículo como meio de proteção e refúgio, os perigos e os vários sistemas de proteção do bombeiro e do veículo. O objetivo deste trabalho é testar e verificar a eficácia de utilização do sistema de aspersores numa cabine de veículos utilizados pelos bombeiros, impedindo que o fogo danifique a estrutura e proteja os seus ocupantes e assim concluir se os indivíduos podem permanecer de forma sustentável no interior da cabine ou não. A água é um agente de supressão extremamente eficiente, devido ao seu elevado calor latente de vaporização, que absorve uma grande quantidade de energia dificultando a combustão. Os ensaios foram realizados no Laboratório de Estudos sobre Incêndios Florestais (LEIF) da Associação para o Desenvolvimento da Aerodinâmica Industrial (ADAI) da Universidade de Coimbra. | por |
dc.description.abstract | Fire is essential to the balance of forest ecosystems. However, due to changes in fire regimes in last decades, forest fires have become a serious problem in several regions of the globe, notably in Portugal. The health and safety of firefighters are currently topics of utmost importance and research. Fires are an inescapable reality on a global and local scale that has come to mark the life populations and also the people that prevent and fight fire. It is important to notice that this problem involves harmful environmental consequences but also in the personal plan, as the loss of goods and material values, physical and psychological damage and even by the occurrence of death. In this dissertation some tests on fire drill were performed, showing in a more detailed way the vehicle as a means of protection and refuge, the dangers and the various protection systems of the firefighter and the vehicle. The aim of this work is to test and verify the efficiency of using the fire sprinklers system in both vehicles used by Fire Department, as a mean to prevent the fire form damaging the structure and protect its occupants, concluding if the individuals can remain sustainably in the vehicle or not. Water is an extremely efficient suppression agent due to their high latent heat of vaporization which absorbs a lot of energy hindering the combustion. The tests were performed in the Laboratory of Studies on Forest Fires (LSFF) of the Association for the Development of Industrial Aerodynamics (ADIA) of the University of Coimbra. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Incêndios florestais | por |
dc.subject | Veículos de combate a incêndios | por |
dc.subject | Sistema de protecção | por |
dc.title | Estudo de sistemas de proteção de tripulações de veículos de combate a incêndios florestais | por |
dc.title.alternative | Crew protection systems in forest firefighting vehicles | por |
dc.type | masterThesis | por |
dc.peerreviewed | no | por |
dc.subject.fos | Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Mecânica | por |
thesis.degree.grantor | 00500::Universidade de Coimbra | por |
thesis.degree.name | Mestrado em Engenharia Mecânica (Energia e Ambiente) | - |
item.grantfulltext | open | - |
item.openairecristype | http://purl.org/coar/resource_type/c_18cf | - |
item.fulltext | Com Texto completo | - |
item.openairetype | masterThesis | - |
item.cerifentitytype | Publications | - |
item.languageiso639-1 | pt | - |
crisitem.advisor.researchunit | LAETA - Associated Laboratory for Energy, Transports and Aeronautics | - |
crisitem.advisor.orcid | 0000-0001-6690-035X | - |
Appears in Collections: | UC - Dissertações de Mestrado FCTUC Eng.Mecânica - Teses de Mestrado |
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