Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/37060
Title: | Estudo e otimização da tampa de reforço de um cárter diferencial com engrenagem espiral cónica hipóide | Other Titles: | Reinforcement plate for differential casing og hypoid spiral bevel gear | Authors: | Soares, João Pedro de Jesus | Orientador: | Neto, Maria Augusta Ribeiro, Mário Rui Sousa |
Keywords: | Cárter diferencial | Issue Date: | Sep-2016 | Abstract: | O objetivo deste trabalho é o melhoramento da performance da tampa de reforço de um cárter diferencial de engrenagem espiral cónica hipóide, através da redução da massa, sem comprometer a sua resistência.
O componente em estudo foi fabricado na liga de alumínio de alta resistência 7075-T6, através do processo de maquinação. O estudo do componente iniciou-se com a identificação e cálculo dos esforços atuantes, seguindo-se a análise numérica com a criação do modelo numérico e os estudos de convergência e otimização.
Para a realização do presente trabalho recorreu-se a ferramentas computacionais de modelação tridimensional – Solidwoks – e de análise de elementos finitos – ADINA.
A otimização realizada ao componente permitiu uma diminuição da massa em 162 gramas, o que representa uma redução de 14%. The objective of this work is to improve the performance of the reinforcement plate for a differential case of hypoid spiral bevel gear by reducing the mass without compromising its strength. The component under consideration was manufactured in high strength 7075 -T6 aluminum alloy, through the machining process. The study began with the identification and calculation of the applied forces on the component, followed by numerical analysis through the creation of a simulation model and mesh convergence and optimization studies. To carry out this work computational tools for three-dimensional modeling– Solidwoks - and finite element analysis – ADINA - were used. The optimization study led to a reduction of 162 grams of the mass of the component, which corresponds to a reduction of 14 %. |
Description: | Dissertação de Mestrado em Engenharia Mecânica, especialidade de Produção e Projeto, apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. | URI: | https://hdl.handle.net/10316/37060 | Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | UC - Dissertações de Mestrado FCTUC Eng.Mecânica - Teses de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Tese_João_Soares_final.pdf | 3.9 MB | Adobe PDF | View/Open |
Page view(s) 50
438
checked on Oct 29, 2024
Download(s) 50
676
checked on Oct 29, 2024
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.