Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/38844
Title: | Análise e desenvolvimento de uma estrutura monocoque para um veiculo de elevada eficiência energética | Authors: | Figueira, Jorge Fernando Mimoso Pericao | Orientador: | Carvalheira, Pedro de Figueiredo Vieira Neto, Maria Augusta |
Keywords: | Shell Eco-marathon; EV03i; Elevada eficiência energética; Monocoque; Shell Eco-marathon; EV03i; High energy efficiency; Monocoque | Issue Date: | 22-Sep-2014 | metadata.degois.publication.location: | Coimbra | Abstract: | Esta dissertação tem como objetivo a análise e o desenvolvimento de uma
estrutura monocoque de elevada eficiência estrutural (relação rigidez/massa) para
incorporar o novo protótipo EV03i do projeto Eco Veículo, com vista a participar em
competições de alto rendimento energético. Os objetivos deste estudo são a obtenção de
uma estrutura monocoque, que irá equipar o EV03i, com valor de massa inferior ao atual
XC20i, manter ou até aumentar a rigidez estrutural do veículo e manter ou aumentar a
acessibilidade a qualquer parte do veículo, quer para a entrada e a saída do piloto, quer
para operações de manutenção. Estes objetivos foram assim definidos de modo a que o
EV03i atinja níveis de desempenho energético nunca antes atingidos pela equipa na Shell
Eco-Marathon que é uma competição, a nível mundial, de veículos automóveis de elevada
eficiência energética.
Uma grande parte deste trabalho foi a fase inicial de seleção e estudo dos
materiais a utilizar na construção da estrutura. A seleção e o estudo dos materiais
ocuparam grande parte do tempo, pois tratava-se de materiais que nunca tinham sido
combinados e por isso as suas propriedades mecânicas não eram conhecidas. Foi
necessária a aprendizagem e compreensão do fenómeno dos materiais compósitos e
materiais ortotrópicos, foram desenvolvidas folhas de cálculo de forma a obter, por via
teórica, as propriedades desses materiais. Concluída esta fase, iniciou-se uma fase de testes
com vista a adquirir contacto com o software que se iria utilizar para realizar as simulações
pretendidas, ao mesmo tempo que se consolidavam os conhecimentos adquiridos sobre os
materiais na fase anterior.
A última fase consistiu na análise e simulação das estruturas que se tinham
definido como objetivo. O resultado final foi uma estrutura monocoque, que cumpre todos
os requisitos que lhe foram impostos, com uma massa de 5,23 kg. The main objective of the work presented here is the research and development of a monocoque frame to embody the new EV03i prototype, aiming to take part in Shell Eco-Marathon high energy efficiency competition. The goals set here are to reduce weight, maintain or increase structural rigidity and maintain or increase cockpit space in the monocoque structure to be developed. The goals were set like so to achieve results never achieved before by the team in a Shell Eco-Marathon competition. The material study and selection was the major time consuming phase in this work as the materials selected were never tested before, therefore the respective mechanical properties were unknown. For this reason a learning stage was necessary to better understand composite and orthotropic materials, spreadsheets were created to obtain such properties with the knowledge gained in this phase. With this stage completed a test phase begun aiming to acquire software dexterity for better flowing computer simulations and at the same time consolidating the previously gained knowledge. The last stage consisted in research and simulation of the objective structures set earlier. The final result was a monocoque structure that fulfilled all the requirements and had a mass of only 5,23 kg. |
Description: | Dissertação de Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. | URI: | https://hdl.handle.net/10316/38844 | Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | UC - Dissertações de Mestrado FCTUC Eng.Mecânica - Teses de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Analise e desenvolvimento de uma estrutura monocoque para um veiculo de elevada eficiencia energetica.pdf | 4.31 MB | Adobe PDF | View/Open |
Page view(s)
239
checked on Oct 29, 2024
Download(s) 20
1,125
checked on Oct 29, 2024
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.