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https://hdl.handle.net/10316/39080
Title: | Base de dados para gestão de processos da provedoria do Estudante da Universidade de Coimbra | Authors: | Silva, Sofia Ribas Braz da | Orientador: | Afonso, José Luís Ferreira | Keywords: | Satisfação; Insatisfação; Reclamação; PEUC; Base de dados; Programa; Satisfaction; Dissatisfaction; Complaints; PEUC; Database; Program | Issue Date: | 22-Jul-2014 | metadata.degois.publication.location: | Coimbra | Abstract: | Com o aparecimento de mercados cada vez mais fortes, a satisfação dos
clientes é crucial para que as organizações consigam uma vantagem competitiva. Caso o
cliente não se encontre satisfeito e reclame é necessário para a organização dispor de um
adequado sistema de gestão de reclamações.
O objetivo primário desta dissertação foca-se na criação de uma base de dados
para a Provedoria do Estudante da Universidade de Coimbra (PEUC). Tal programa tem a
intenção de facilitar a acessibilidade aos processos dos estudantes e de permitir a gestão
dos mesmos, assim como a análise de métodos de gestão de reclamações. A base de dados
criada para a PEUC foi realizada recorrendo à utilização de vários programas de software,
tais como wing IDE, pgAdmin e PowerDesigner, por se julgarem ser os mais adequados
para os objectivos a que o autor se propõe.
O programa desenvolvido ao facilitar e ao melhorar o trabalho dos funcionários
da PEUC está a ajudar a que o tempo de resposta aos alunos seja ainda mais reduzido, para
que estes se encontrem satisfeitos com os serviços oferecidos pela Universidade de
Coimbra (UC). Assim, a base de dados desenvolvida para a PEUC será uma importante
ferramenta para o sistema de gestão de reclamações da UC. With the rise of progressively stronger markets, client satisfaction is essential to organisations, in order for them achieve a competitive edge. In case the client isn’t found to be satisfied, and files a complaint, it is necessary for the organisation to have a decent system of managing complaints. The main objective of this dissertation is to create a database for the Student Service Provider of the University of Coimbra (Provedor do Estudante da Universidade de Coimbra, PEUC). The program attempts to ease the access to the students’ cases, and to allow their management, as well as providing an analysis of methods of dealing with complaints. The database created for the PEUC was produced by using many software programs, such as wing IDE, pgAdmin, and PowerDesigner. The program was developed to facilitate the work of the PEUC’s employees, shortening even more the required time replies usually took to be sent to students, so they can be satisfied with the services the University of Coimbra provides (UC). Thus, the database specifically developed for PEUC will be an important tool for the UC’s the complaint management system. |
Description: | Dissertação de Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra | URI: | https://hdl.handle.net/10316/39080 | Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | UC - Dissertações de Mestrado FCTUC Eng.Mecânica - Teses de Mestrado |
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