Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/42246
Title: Tudo o que vem à rede... O trabalho cooperativo entre organizações no domínio das artes performativas
Authors: Correia, André Brito 
Ferreira, Claudino 
Abreu, Paula 
Keywords: Trabalho em rede; Organizações culturais; Artes performativas; Network processes; Cultural organizations; Performing arts
Issue Date: 2017
Publisher: Associação Portuguesa de Sociologia
metadata.degois.publication.title: Portugal, território de territórios. Atas do IX Congresso Português de Sociologia
metadata.degois.publication.location: Lisboa
Abstract: No universo das artes, a par de vários outros domínios da vida social, é notória a popularidade crescente de práticas e discursos que apontam para as vantagens da organização da atividade em redes de cooperação estruturadas e formalizadas. No entanto, apesar das virtudes reconhecidas do trabalho em rede, é importante não perder de vista que, em múltiplos setores, este tipo de cooperação traz consigo desafios e dilemas complexos. Além disso, as condições financeiras, organizacionais e políticas sob as quais se sustentam os processos colaborativos em rede determinam também potencialidades e constrangimentos variáveis. O presente texto aborda esta problemática a partir de um estudo sobre a 5 Sentidos, rede de programação cultural que integrou, na sua formação original, cinco organizações que operam privilegiadamente no campo das artes performativas: o Centro Cultural Vila Flor (Guimarães), o Teatro Municipal da Guarda, o Teatro Municipal Maria Matos (Lisboa), o Teatro Virgínia (Torres Novas) e o Teatro Viriato (Viseu). Além de análise documental e estatística, realizaram-se entrevistas a um extenso conjunto de intervenientes no processo de formação e funcionamento da rede. O estudo abordou os principais domínios que a experiência de trabalho em rede implica, explorando as potencialidades, os dilemas e as tensões que emergem dessa experiência de cooperação interinstitucional.
In the arts field, along with many other areas of social life, it is notorious the growing popularity of practices and discourses pointing to the advantages of activity organized in networks of structured and formalized cooperation. However, despite the recognized virtues of networking, it is important not to lose sight that, in multiple sectors, this kind of cooperation brings with it challenges and complex dilemmas. In addition, the financial, organizational and political conditions under which the networking processes are sustained also determine variable potentialities and constraints. This paper addresses these issues based on a study focused on a Portuguese network – the 5 Sentidos (5 Senses) network – that integrated, in its original formation, five organizations: Centro Cultural Vila Flor (Guimarães), Teatro Municipal da Guarda, Teatro Municipal Maria Matos (Lisbon), Teatro Virgínia (Torres Novas) and Teatro Viriato (Viseu). This network was constituted as a formal partnership between organizations for cultural programming in the performing arts domain. In addition to documental and statistical analysis, the research included also interviews with an extensive set of participants in the process concerning the formation and development of the network. The study addressed the main areas that the networking experience implies exploring the potentialities, the dilemmas and the tensions that arise from this inter-institutional cooperation experience.
URI: https://hdl.handle.net/10316/42246
ISBN: 978-989-97981-3-7
Rights: openAccess
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