Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/42474
Title: | Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica Integrada C/ J. I. Prof. Dr. Ferrer Correia - Agrupamento de Escolas de Miranda do Corvo, na turma do 9º G, no ano letivo 2015/2016 : a influência do trabalho por grupos de nível no processo ensino-aprendizagem em de educação física | Authors: | Branco, Daniel Alexandre Lopes. | Orientador: | Fachada, Miguel | Keywords: | Prática pedagógica; Ensino da educação física | Issue Date: | 2016 | Abstract: | O presente relatório de estágio resultou da prática pedagógica desenvolvida na Escola Básica Integrada c/ JI Prof. Dr. Ferrer Correia, junto da turma G do 9º ano, no ano letivo 2015/2016. O seu objetivo situa-se numa análise e reflexão crítica acerca da nossa intervenção pedagógica. No primeiro capítulo, iremos realizar uma breve contextualização da prática desenvolvida. No segundo, uma análise reflexiva sobre a prática pedagógica ao nível do planeamento, realização, avaliação, ética profissional e justificação das opções tomadas. O planeamento, assume-se como a linha orientadora de todo o processo ensino-aprendizagem. Quanto à realização, de forma a melhorarmos a nossa intervenção pedagógica é importante termos em conta as várias dimensões da intervenção pedagógica mais concretamente a instrução, gestão, clima, disciplina e decisões de ajustamento. Com a avaliação pretende-se informar e certificar as diversas aprendizagens e competências adquiridas pelos alunos e planear/reajustar o processo ensino-aprendizagem. A ética profissional revela uma importância fundamental no desenvolvimento do agir profissional do futuro professor, tendo como base a ética e o profissionalismo. Por fim, no terceiro capítulo surge o aprofundamento do tema-problema: “A influência do trabalho por grupos de nível no processo ensino-aprendizagem em Educação Física”. O objetivo primordial deste estudo foi verificar a aprendizagem de uma habilidade motora num contexto de homogeneidade versus heterogeneidade, e verificar em qual a aprendizagem é mais significativa. Os resultados preliminares revelam uma ligeira evolução mais acentuada no grupo homogéneo, porém é importante ter em conta as duas situações de forma adequada ao contexto e às necessidades dos alunos. PALAVRAS - CHAVE: Estágio Pedagógico. Planeamento. Realização. Avaliação. Grupos de Nível. Educação Física | Description: | Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra | URI: | https://hdl.handle.net/10316/42474 | Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | UC - Dissertações de Mestrado FCDEF - Teses de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Rel_Estg1516_Daniel-Branco_2011164566.pdf | 2.34 MB | Adobe PDF | View/Open |
Page view(s)
284
checked on Oct 29, 2024
Download(s)
232
checked on Oct 29, 2024
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.