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https://hdl.handle.net/10316/43171
Title: | Avaliação do impacto da educação do doente com asma no controlo da doença e na qualidade de vida | Authors: | Fournier, Marta Margarida Freitas | Orientador: | Loureiro, Cláudia Chaves | Keywords: | Asma; Educação para a saúde; Qualidade de vida | Issue Date: | Mar-2013 | Abstract: | Introdução A asma é uma doença crónica e inflamatória das vias aéreas com
elevada prevalência na população geral, em que o conhecimento, educação e
envolvimento dos doentes é crucial para o sucesso no controlo e tratamento.
Objetivos Com este estudo pretendeu-se avaliar a eficácia de sessões de
educação e esclarecimento de indivíduos com diagnóstico de asma, no controlo da
doença e na qualidade de vida destes doentes. Adicionalmente, avaliar a eficácia da
sessão na aquisição de conhecimentos com uso de questionário validado “Questionário
para Avaliação dos Conhecimentos de Doentes Asmáticos sobre a sua Doença”.
Métodos Trata-se de um estudo prospetivo de cohort numa população de
doentes asmáticos não completamente controlados, selecionados na consulta externa de
Pneumologia dos HUC-CHUC. Os doentes foram incluídos se score de ACT (Asthma
Control Test) ≤ 20, sob terapêutica otimizada. A qualidade de vida e controlo da doença
foram avaliados em dois momentos, antes da sessão e às seis semanas, usando os
questionários validados ACT, ALQ (Asthma Life Quality) e CARAT (Control of
Rhinitis and Asthma Test). A avaliação dos conhecimentos adquiridos foi avaliada com
o uso do questionário referido, antes e depois das sessões. A análise estatística foi
realizada através do programa de software SPSS Statistics versão 20.0.0 e R versão
2.13.1. Variáveis categóricas foram descritas como frequências absolutas e relativas e as
variáveis contínuas foram reportadas como média e desvio-padrão. A comparação de
variáveis quantitativas foi baseada no uso de testes não-paramétricos (teste de
Wilcoxon). O teste de Qui-quadrado foi usado para comparar variáveis categóricas.
Resultados O teste de Wilcoxon para amostras emparelhadas mostrou que
existem diferenças estatisticamente significativas entre os scores ACT antes e depois
das sessões (p = 0.022), assim como entre os scores CARAT (p = 0.015), ALQ (p =
0.034) e Q (número de respostas corretas ao questionário de avaliação de
conhecimentos) (p = 0.036) nesse mesmo intervalo. Através de análise de correlação
bivariada verificou-se que os valores de ACT2 e CARAT2 não apresentam correlação
estatisticamente significativa (coeficiente de Spearman) com os valores de ALQ2 (r = -
0.64, p = 0.121) e (r = -0.45, p = 0.3075), respetivamente. Observou-se uma variação
percentual superior dos scores de CARAT ( ̅ = 44.55%) e ACT ( ̅ = 36.74%)
comparativamente aos scores ALQ ( ̅ = 29,41%). Os valores de CARAT2 e ALQ2 não
apresentaram correlação estatisticamente significativa com o tempo de evolução da
doença (r = 0.56, p = 0.1875) e (r = -0.74, p = 0.0566), respetivamente, contrariamente
ao observado para os valores de ACT2 (r = 0.88, p = 0.0091).
Discussão A presença de variação significativa dos valores de ACT, CARAT e
ALQ antes e depois das sessões caracteriza melhorias significativas nos parâmetros de
controlo da doença e de qualidade de vida. A obtenção de diferenças estatisticamente
significativas entre os valores Q demonstrou o aumento dos conhecimentos por parte
dos doentes.
Conclusão Concluiu-se que a educação para a asma, tendo em vista a
transmissão de informação e o ensino de práticas de auto-monitorização, é eficaz na
melhoria clínica e no aumento da qualidade de vida num grupo de doentes asmáticos.
Para além disso, demonstrou ser capaz de aumentar o conhecimento sobre a doença de
forma significativa Introduction Asthma is a chronic inflammatory disorder of the airways with a high prevalence in the general population, in which knowledge, education and patient involvement are crucial for obtaining success in both control and treatment. With this study we intend to evaluate the effectiveness of educational and clarification sessions for subjects diagnosed with asthma in the control of the disease and in the quality of life of these patients. Additionally, evaluate the effectiveness of the session on the acquirement of knowledge by using the validated questionnaire “Questionário para Avaliação dos Conhecimentos de Doentes Asmáticos sobre a sua Doença”. Methods This is a prospective cohort study in a population of asthmatic patients not completely controlled, selected at the Pulmonology’s outpatient service at HUCCHUC. The patients were indicated if the ACT (Asthma Control Test) score ≤ 20, under optimized therapy. Quality of life and asthma control were evaluated in two moments, before the session and six weeks later, using the validated questionnaires ACT, ALQ (Asthma Life Quality) and CARAT (Control of Rhinitis and Asthma Test). The evaluation of knowledge acquisition was evaluated using the aforementioned questionnaire, before and after the sessions. Statistical analysis was performed using SPSS Statistics software version 20.0.0 and R version 2.13.1. Categorical variables were described as absolute and relative frequencies and continuous variables were reported as the mean and standard deviation. Comparison of quantitative variables was based on use of non-parametric tests (Wilcoxon test). Chi-squared test was used to compare the categorical variables. Results The Wilcoxon test for matched samples showed significant statistical differences between the ACT scores before and after the sessions (p = 0.022), as well as for the CARAT (p = 0.015), ALQ (p = 0.034) and Q (number of correct answers in the questionnaire for knowledge evaluation) (p = 0.036) scores in that same interval. Through bivariate correlation analysis it was verified that the ACT2 and CARAT2 values do not admit significant statistical correlation (Spearman coefficient) with the ALQ2 values (r = -0.64, p = 0.121) and (r = -0.45, p = 0.3075), respectively. A higher percentage variation was found for the CARAT ( ̅ = 44.55%) and ACT ( ̅ = 36.74%) scores comparatively to the ALQ scores ( ̅ = 29.41%). The CARAT2 and ALQ2 values do not show significant statistical correlation with the time course of the disease (r = 0.56, p = 0.1875) and (r = -0.74, p = 0.0566), respectively, contrarily to the observed ACT2 values (r = 0.88, p = 0.0091). Discussion The presence of significant statistical variation for the ACT, CARAT and ALQ values before and after the sessions characterizes significant improvement in both asthma control and quality of life parameters. The attainment of significant statistical differences between Q values demonstrated the increase in knowledge by the patients. Conclusion We concluded that asthma education owing to information transmission and self-monitoring practices is effective in clinical improvement and quality of life increase for a group of asthmatic patients. Furthermore, it demonstrated to be capable of enhancing knowledge about the disease significantly. |
Description: | Trabalho final de mestrado integrado em Medicina área científica de Pneumologia, apresentado á Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra | URI: | https://hdl.handle.net/10316/43171 | Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | UC - Dissertações de Mestrado FMUC Medicina - Teses de Mestrado |
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[Tese] AVALIAÇÃO DO IMPACTO DA EDUCAÇÃO DO DOENTE COM ASMA NO CONTROLO DA DOENÇA E NA QUALIDADE DE VIDA.PDF | 1.94 MB | Adobe PDF | View/Open |
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