Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/43174
Title: Análise exploratória da autoeficácia de futuros professores de educação física face à inclusão de alunos com deficiência
Authors: Nogueira, Michael Jorge 
Orientador: Campos, Maria João Carvalheiro
Keywords: Inclusão; Educação física
Issue Date: 2016
Abstract: No contexto inclusivo o conceito de autoeficácia é o indicador mais relevante das atitudes. Definimos a autoeficácia como julgamento pessoal das suas competências ou confiança na capacidade para levar a cabo uma determinada meta ou tarefa (Bandura, 1986). O presente estudo exploratório teve como principal objetivo avaliar a fiabilidade do Physical Education Teacher Education Majors towards Children with Disabilities (SE-PETE-D), tendo sido traduzido por Campos (2016) e verificar a autoeficácia de futuros professores de Educação Física face à inclusão de alunos com Deficiência Intelectual, Física e Visual nas aulas de Educação Física. A amostra é constituída por 126 alunos da Universidade de Coimbra, com idades compreendidas entre os 18 e 31 anos (média de idade = 20.04 anos e desvio padrão = 2.334). Dos participantes, 81 são de sexo masculino e 45 do sexo feminino. Os resultados obtidos no presente estudo exploratório suportam a existência de uma confiabilidade bastante elevada do questionário nas 3 subescalas Deficiência Intelectual (α de DI=0.778), Deficiência Física (α de DF=0.872) e Deficiência Visual (α de DV=0.906), não havendo diferenças estatisticamente significativas quanto ao sexo. Reveste-se de extrema importância a continuidade de estudos a fim de investigar a qualidade do ensino no que toca a instruir os futuros professores de Educação Física face à inclusão de alunos com deficiência no ensino regular. Self-efficacy in the inclusive context is the most important indicator of attitudes. Self-efficacy is defined by one’s personal beliefs of their skiils or confidence in the ability to accomplish a particular goal or task This exploratory study aimed to assess the reliability of the Physical Education Teacher Education Majors towards Children with Disabilities (SE-PETE-D), translated and adapted by Campos (2016) and verify the self-efficacy of future Physical Education teachers towards including students with Intellectual Physical and Visual disabilities in physical education classes. The sample consisted of 126 students from the University of Coimbra, aged between 18 and 31 years (mean age = 20.4 years, SD = 2.334). The sample included 81 males and 45 females. The results of this exploratory study support the existence of a very high reliability of the questionnaire in the 3 subscales Intellectual Disability (α ID = 0.778), Physical Disability (α FD = 0872) and Visual Impairment (α VI = 0.906), there was no statistically significant differences by gender. It is of utmost importance to continue studies in order to investigate the quality of education when it comes to educating future physical education teachers towards including students with disabilities in mainstream education.
Description: Dissertação de mestrado em Exercício e Saúde em Populações Especiais, apresentada à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/43174
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCDEF - Teses de Mestrado

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