Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/45265
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorRibeiro, Ana Isabel-
dc.contributor.authorTrindade, Sara-
dc.date.accessioned2017-12-19T14:56:34Z-
dc.date.available2017-12-19T14:56:34Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/45265-
dc.description.abstractO presente capítulo procura explorar as potencialidades do universo das Humanidades Digitais (HD) no contexto do ensino da História a partir de experiências pedagógicas que utilizam materiais e metodologias que emergem deste território transdisciplinar. Os projetos de HD no âmbito da História oferecem, do ponto de vista pedagógico, possibilidades muito interessantes. Interdisciplinares de raiz, estes materiais e métodos podem trazer para o contexto das aprendizagens da História uma abordagem ampla do humano e do social - os ambientes digitais permitem, entre outros aspetos, reconstruir cenários e personagens, experimentar situações, podendo, desta forma, potenciar o desenvolvimento da compreensão dos contextos e processos de ação dos atores históricos (condição fundamental para uma aprendizagem verdadeiramente contextualizada). Por outro e constatando que apesar dos estudantes serem considerados "digital natives" e viverem imersos em tecnologia, verificamos que muitos não conseguem usufruir do seu verdadeiro potencial. É neste ponto que entendemos que o ensino da História em ambiente tecnológico pode e deve contribuir para formar não só nativos digitais, mas verdadeiros fluentes digitais.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherEditora Universitária Tiradentes/Whitebookspor
dc.rightsclosedAccesspor
dc.subjecteducação históricapor
dc.subjectHumanidades digitaispor
dc.subjectDidática da Históriapor
dc.subjectTecnologias educativaspor
dc.titleO ensino da História e tecnologias – conexões, possibilidades e desafios no espaço das Humanidades Digitaispor
dc.typebookPartpor
degois.publication.firstPage133por
degois.publication.lastPage146por
degois.publication.locationAracaju (BR)/Santo Tirso (PT)por
degois.publication.titleEducação no Ciberespaço. Novas configurações, convergências e conexõespor
dc.peerreviewedyespor
uc.controloAutoridadeSim-
item.grantfulltextreserved-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.fulltextCom Texto completo-
item.openairetypebookPart-
item.cerifentitytypePublications-
item.languageiso639-1pt-
crisitem.author.researchunitCEIS20 - Centre of 20th Century Interdisciplinary Studies-
crisitem.author.researchunitCEIS20 - Centre of 20th Century Interdisciplinary Studies-
crisitem.author.orcid0000-0002-7515-2696-
crisitem.author.orcid0000-0002-5927-3957-
Appears in Collections:FLUC Secção de História - Livros e Capítulos de Livros
I&D CEIS20 - Livros e Capítulos de Livros
Files in This Item:
File Description SizeFormat Existing users please
SDT_AIR_rev2.pdf150.73 kBAdobe PDF    Request a copy
Show simple item record

Page view(s) 50

579
checked on Oct 29, 2024

Download(s)

94
checked on Oct 29, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.